quinta-feira, janeiro 20, 2005

A VIDA A TODO O CUSTO, SEMPRE ?

Se me perguntassem qual foi a maior alteração de atitude/comportamento dos portugueses nos ultimos 30 ou 40 anos eu responderia sem hesitar : ganharam todos um medo horrível da morte, ao mesmo tempo que se criou o mito do direito á vida a todo o custo.
Uma tossezinha mais forte, uma temperatura de 38º C , uma dor nas costas ? Urgências do Hospital ( é á borla, ainda por cima ! ), quando há uns anos atrás nem sequer se lembrariam dessa opção, nos locais onde ela era possível.
Dizem que o fumo faz mal ás pessoas que estão nos mesmos recintos que os fumadores ? Vá de proibir fumar nesses locais todos !
O queijo e os enchidos aumentam o colesterol ? Não há nada como um bifezinho de soja ou mesmo uma dieta vegetariana ...
É ainda necessário haver Forças Armadas ? Os marretas voluntários que vão, os meninos de família nunca mais lá põem os pés, podem fazer um dói-dói ...
Colocar uma fábrica de cimento a queimar resíduos perigosos, ainda que com precauções e filtros especiais ? Quem quiser que fique com isso ao pé, eu não, muito obrigado, tenho que cuidar da minha saúdinha !
Uma lixeira ? Vão fazê-la lá pr’a rua deles, aquilo faz mal aos pulmões !
Drogados ? Gajos com sida ? Acho muito bem que cuidem deles, sim senhor ... mas por favor façam isso lá longe, onde as nossas crianças não andem ( nem nós, nem nós ) ...
Vacas loucas ? Bolas, nunca mais comi carne de vaca, aquilo é só porcarias que lhes dão a comer e depois vê-se !
Já alguma vez estiveram num centro de saúde ou numa urgência de um hospital ? Há lá sempre dezenas de pessoas dos 70 anos para cima ... vários com 80 e 90 anos, como se estivessem em Fátima e não numa unidade de saúde.
Eu sei lá que mais. Podíamos estar aqui um dia inteiro a listar todos estes comportamentos, relativamente novos no nosso povo : egoísmo e endeusamento da vida.
Claro que não proponho que devamos morrer mais cedo, só para demonstrar que não temos medo da morte. Também não proponho que o leitor se esteja nas tintas para a sua saúde, mas que há um padrão inquietante no ar, isso há, não tenho duvidas !
Meu Deus, esta gente acha que vai viver para sempre ?
Ou preferem morrer com a saude em bom estado ?
Acho que nos falta uma cultura de aceitação da morte e da sua inevitabilidade. Como de resto tanto o cristianismo como o islamismo tentam fazer, ao afirmar que a vida não acaba com a morte.
Se for preciso usar a religião, então vamos a isso ; o que não faz grande sentido é este encarniçamento exagerado na luta contra a morte, mesmo quando a vida é apenas um amargo simulacro, como se pudessemos viver para sempre.
Temos que aprender a encontrar uma paz interior de aceitação da nossa partida, quando o momento estiver por perto e não desperdiçar energias a tentar impedir o inevitável.
Devíamos aprender também que há, em certos momentos, valores sociais colectivos que vale a pena defender, sem que sejamos tolhidos pelo medo de perder a nossa vida.
No fundo, atribuir um valor exagerado á nossa própria vida, praticando o culto da sua defesa a todo o custo, pode subverter totalmente a dignidade do ser humano, transformando-nos num bando da carneiros ou, o que é porventura pior, num bando de saudáveis e cobardes egoistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário