quinta-feira, janeiro 13, 2005

NOVAS TECNOLOGIAS SIM ... MAS POUCO !

Em Portugal, há novos procedimentos na administração pública , envolvendo as tecnologias de informação , hurraaaa ! Não sei se todos vocês sabem, mas é hoje possível tirar uma caderneta predial na internet, ou pedir uma certidão de registo predial pela mesma via ... Já usei estas modalidades, e acho que representam um esforço muito válido de desburocratização.
Porém, convêm não esquecer que estamos em Portugal, hem ? Já vão ver : pedi recentemente via internet uma certidão de registo predial para o apartamento da minha filha. Indica-se o nº de registo, etc ... e pode pagar-se via cartão de crédito, multibanco ou à cobrança. Foi o que fiz, usei o multibanco, também através do acesso pela internet ao meu banco, 20 e tal euros e já está, agora era só esperar ....
Era, era ... mas não foi ! Passados dias, recebo uma carta da Conservatória de Registo Predial à qual tinha endereçado o pedido : tinha que pagar mais 7,50 euros para me passarem a certidão, tinha mais uma ou duas páginas ou não sei quê. E nem sequer me diziam como podia pagar...
Pacientemente, descobri um telefone de ajuda ao processo via internet. Do outro lado, uma senhora ( amável e até cúmplice ... ) disse-me então que já não podia pagar pelo multibanco ou cartão de crédito, agora só via cheque, vale postal ou indo lá pessoalmente ! E aconselhou-me, para a próxima, a usar o pagamento à cobrança, como aquele que menos confusão dá !
Vejam lá, isto é Portugal no seu melhor : qualquer esforço de simplificação da vida de todos nós esbarra com coisas tão tontas como a incapacidade de uma Conservatória dizer quanto custa, exactamente, uma certidão ! Dizem que depende do numero de páginas !! E, por causa disso, em vez de fixarem um preço médio razoável, vá de meter areias na engrenagem, mais cartas, cheques, vales e sei lá que mais !!! Não é de doidos ?
Claro : fui lá pagar o raio das páginas a mais da certidão e trouxe-a logo ...
No caminho, estacionei na Av. Rovisco Pais, ali mesmo junto ao IST, numa zona de parquímetros ... andei avenida acima e abaixo, os parquímetros ou estavam avariados ou eram vigaristas, porque meti 1 euro num deles e a máquina riu-se de mim e não me deu papel nenhum !! Furioso, fui à Conservatória. No regresso, andavam uns funcionários da empresa que explora estas maquinetas diabólicas a tentar reparar uma delas ... Pensei cá para mim : se depois disto tudo se atreveram a multar-me, ainda arranco o parquímetro e lhes dou com ele na cabeça !! Porra, pá, isto só nesta merda de país ... ( esta ultima frase só a disse para mim, por isso não me acusem de dizer asneiras na via pública, hem ? ).
Mas não. Afinal está tudo previsto : a malta que usa a zona arruina os parquímetros todos e depois já ninguém paga !!!
De facto, este País merece bem os Santana Lopes que lhe cabem em sorte ...

Sem comentários:

Enviar um comentário