sexta-feira, janeiro 28, 2005

LIÇÕES RÁPIDAS DE GLOBALIZAÇÃO OU OS CHINESES É QUE SE(NOS) LIXAM !

Na China actual, um operário têxtil trabalha 11 horas por dia, tem apenas um ou dois dias livres por mês e ganha, no mesmo mês, de 20 a 75 euros...
Leu bem, leitor, eu tive cuidado ao escrever os dados.
Note bem, leitor, num mundo em que as barreiras á deslocação de pessoas e bens se esboroam, você, dono de uma fabrica de confecções no vale do Ave, tem duas alternativas : ou inclina-se perante os baixíssimos custos de produção chineses e vai á falência ou ... junta-se a eles e leva a sua empresa para a China, contratando lá estes operários escravizados. Colocando no desemprego os seus actuais operários, cá no vale do Ave.
Já viu bem ? Que raio de beco sem saída é este ?
Como é que a Europa se vai aguentar nesta situação ?
É que, notem bem, já não nos podemos refugiar na ideia que eles não são capazes de produzir com os nossos níveis de qualidade e de incorporação tecnológica ! Não, são as nossas empresas detentoras dessas tecnologias e desses níveis de qualidade que se vão instalar na China, aproveitando também para sugar os desgraçados dos operários chineses.
Este é um problema do caraças, convenhamos. Como é que os nossos países industrializados, em que os direitos sociais fizeram um longo caminho, se calam e não lutam, obrigando os direitos humanos a ser respeitados também na China ?
Seria fácil resolver, não lhe parece ? Proibia-se a entrada de mercadorias oriundas desses países no nosso mundo e pronto, já está ... eles seriam obrigados, na China, a conceder mais alguns direitos aos operários e assim se ia evoluindo.
Porque não é assim ?
Ora, ora, leitor, não se esqueça : as nossas grandes empresas querem poder instalar-se na China, aproveitando aquelas condições de escravidão humana, e, obviamente, também querem depois mandar os seus produtos para cá, para nós comprarmos.
Está a ver ? Se limitássemos a entrada desses produtos estaríamos a prejudicar os interesses dessas grandes empresas ... e quem manda no Mundo, hoje, são elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário