segunda-feira, janeiro 03, 2005

A TRAGÉDIA NA ÁSIA E A LIÇÃO DE GEOGRAFIA

Não se consegue ficar indiferente à tragédia provocada por aquelas vagas enormes em vários países asiáticos. Eu vi mortes, na guerra de África e ajudei a desenterrar dezenas de pessoas afogadas nas grandes cheias de 67 ou 68 ( ? ), perto de Vila Franca de Xira, aldeia de Quintas. Mesmo assim, não consigo abarcar todo o sofrimento humano de que vi marcas nas imagens da TV. Vi traços de incredulidade e incompreensão nas caras dos sobreviventes. Vi essa gente erguer ao céu olhos e mãos em busca de um porquê que ninguém lhes vai dar, deus ou homem.
Imaginem a banalização do horror ( a expressão não é minha, vem de um autor referindo-se ao genocídio praticado pelos alemães sobre os judeus ) que vai ficar agarrada á alma daquelas pessoas, dias e dias a enterrar ou a queimar corpos humanos, numa corrida contra as epidemias. Aqueles mortos, muitos deles, nem sequer vão ser identificados ou chorados. As ondas repentinas não os afogaram só : roubaram-lhes também a dignidade humana na hora da morte.
Apesar de tudo, dois acontecimentos diferentes trouxeram-me esperança.
Um deles, a rápida mobilização mundial para ajuda às vitimas, primeiro das organizações não governamentais, depois dos Estados e logo após de cada um de nós, como pessoas. Esta vontade de ajudar mostra que ainda somos todos humanos, coisa que os neo-liberalismos modernos bem têm tentado fazer esquecer.
O outro caso foi um hino ao conhecimento, à necessidade de investir a sério na educação, na formação, na prevenção : uma miuda de 10 anos acabou por salvar centenas de pessoas que estavam numa das praias atingidas, só porque soube identificar a causa provável da súbita maré vazia, do esquisito e pronunciado recuo da água do mar. Numa das ultimas aulas antes de férias, uma aula de Geografia, tinham sido explicadas as causas dos maremotos e os sinais característicos dos mesmos, como o tal abaixamento repentino da linha de água.
A nossa jovem olhou, viu o que todos estavam a ver, mas havia algo de diferente nela : ela sabia o que aquilo podia significar ! Explicou à mãe, a mãe acreditou e gritou para os outros, toda a gente fugiu ... e não houve mortes ali.
Já viram ? Centenas de pessoas salvaram-se só porque uma miuda de 10 anos tinha estado atenta na sala de aula ...
Isto é ou não um hino ao saber ??
E se acharem que sim, que o conhecimento é importante e pode salvar vidas nestas emergências, perguntem a vocês próprios que raio de incompetência, incúria ou ignorância impede os governos ( os de lá e os de cá ) de tomar medidas para que esse conhecimento chegue até nós ...

Sem comentários:

Enviar um comentário