sábado, maio 28, 2011

VERDADE OU CLUBISMO

Há aspectos no comportamento humano que sempre me fascinaram. Ou melhor, que sempre me irritaram. A incapacidade humana de separar a análise de factos das emoções e dos sentimentos é um desses aspectos. Pessoas inteligentes, educadas e honestas deixam-se de tal forma afectar pela simpatia por um clube de futebol ou um partido político que ficam incapazes de olhar para a realidade.
Lembro-me, há uns anos atrás, de discutir acaloradamente com um amigo meu, benfiquista ferrenho, sobre a personalidade do então presidente do clube, o advogado Vale e Azevedo.
Já se conheciam, na época, certas aventuras e desventuras do senhor, quer na sua esfera profissional, quer na condução dos assuntos do clube. Mas qual quê, esse meu amigo, apesar de pessoa muito inteligente, recusava-se a ver a realidade e chegou a murmurar, de soslaio, que eu devia era simpatizar com o FC do Porto e o Pinto da Costa. Poucos anos depois, mudou finalmente de opinião, embora apenas parcialmente.
A barreira entre a defesa de algo em que acreditamos e a procura da verdade é muito fina e é extremamente fácil cairmos na esparrela.
Pessoalmente, nunca fui muito dado a grandes paixões, nem por um clube de futebol, nem por um partido, nem sequer por músicos ou actores de cinema. Tenho as minhas preferências, é certo, mas nunca chegam à paixão. Por esse facto escapo com relativa facilidade ao sectarismo e ao clubismo. Não sou mais feliz por isso, confesso, escapa-me uma dimensão que dá muitas alegrias a muita gente, mas é assim que sou, ou penso ser.
Vem tudo isto a propósito de quê ?
Uma vez mais, de Sócrates, claro. Tenho vários amigos do PS a quem tenho ultimamente perguntado em quem vão votar. Adivinham a resposta, não adivinham ? Isto espanta-me, indigna-me, irrita-me, põe-me a pensar : as pessoas são de facto livres, nos seus pensamentos ? Como é possível sancionar comportamentos totalmente irresponsáveis, criminosos mesmo, só porque se trata do partido X ? Então as características humanas, éticas, morais de um lider não contam ?
Enfim, aceito que o ser humano é assim. Não concordo, nunca hei-de deixar de criticar essas atitudes, mas não posso modificar a genética humana, não é ? Quando muito, posso apenas resmungar que foram atitudes destas, acríticas, apaixonadas, acéfalas, que permitiram a ascenção e manutenção no poder de Salazar, Hitler, Mussolini, Estaline e tantos outros. Por essas e outras, leitor, nunca deixe de PENSAR, por amor de Deus ( ou de Alla, ou de Buda, ou o que quiser ), nunca deixe de usar a sua própria cabeça. Por favor. Seja no futebol, na política ou nos matraquilhos.
Use a sua cabeça e ... sinta-se infeliz e solitário, mas pelo menos verdadeiro.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário