segunda-feira, maio 23, 2011


HÁ COISAS QUE NÃO MUDAM ?
O leitor leu a notícia, por certo. Uma jovem foi cumprir o preceito legal designado por Dia da Defesa Nacional - que é um dia passado numa Unidade Militar, em actividades relacionadas com a vida militar - e acabou por morrer, de uma forma estúpida, porque caiu de um cabo de aço, de uma altura de 4 ou 5 metros.
Trata-se de uma actividade relativamente simples e pouco perigosa, onde uma pessoa fica pendurada pelas mãos de um cabo de aço, através de uma roldana que desliza no cabo. Este cabo está "amarrado" nas duas pontas, com uma inclinação que permite o deslizar fácil e rápido da roldana. O único desafio é na chegada do cabo ao solo, sobretudo se o ângulo do cabo for demasiado acentuado : convêm que o utilizador faça uma espécie de "aterragem", dando às pernas previamente como se andasse de bicicleta ... sem bicicleta.
Pertenço a uma geração que foi pioneira no uso desse "instrumento", destinado a habituar o espírito do utente ao risco e à emoção. O "slide" ( do inglês, deslizar, ecorregar, em português ), na Academia Militar, em Gomes Freire, estava preso de um lado no topo do depósito de água e, do outro, na versão inicial, prendia a uma viatura estacionada do outro lado do campo de futebol. Em diversas ocasiões, o veículo não suportava o peso do cabo e dos utentes ( por vezes havia no cabo, a descer, mais do que um jovem ) e andava um ou dois metros para a frente, fazendo com que o cabo descesse de repente e os "utentes" viessem em "acelerado" para o chão ...
Isto foi no início dos slides em Portugal, para aí em 1963 ou 1964 ! Mais um ou dois acidentes aconteceram, nessa altura, felizmente nenhum mortal.
A razão porque falo nisto, hoje, é que me parece INADMISSÍVEL que 47 anos depois, o Exército ainda não consiga fazer melhor do que fazia na época. Amarrar o cabo a uma viatura ... ( a acreditar nas notícias ) meu Deus, quando é que vão aprender ?
É assim que vamos "vender" aos nossos jovens a ideia da defesa da Pátria ? A deixar morrer jovens por incúria ou inabilidade ?
Quem responde agora por esta irresponsabilidade ?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário