quarta-feira, maio 11, 2011

AZAR ? OU SOMOS MESMO INCOMPETENTES ?

Haverá países sem sorte ? Que papel terá a sorte ou o azar no desenvolvimento de um país ?
Esta especulação apareceu na minha cabeça hoje de manhã, ao fazer a barba. Costuma ser um momento de inspiração e hoje também foi :)
A verdade é que Portugal é um país manifestamente sem sorte : no século XX teve que aturar durante décadas um homem autoritário e manifestamente rural, que nunca percebeu os rumos do futuro. Esse homem, Salazar, mais do que privar Portugal de liberdade, privou-nos da modernidade, impediu qualquer veleidade de desenvolvimento. Com Salazar não existiam défices orçamentais mas também não existia futuro. Por exemplo aqui ao lado, em Espanha, depois de uma guerra civil hedionda e bárbara, o ditadorzeco deles, Franco, ao menos não impediu a evolução do país para a industrialização e o desenvolvimento da agricultura e das pescas.
Bom, inventámos o 25 de Abril e dir-se-ia qua a sorte ia mudar. Qual quê, continuou o azar dos Távoras, só apareceram amadores e diletantes, gastadores e adoradores do asfalto, atentos e venerandos discípulos da comunidade europeia que tudo deixaram sacrificar aos interesses da mesma comunidade a troco de uns tostões. Finalmente, a cereja no cimo do bolo, aparece-nos este personagem incrível, digno de um pesadelo de uma noite de trovoada,Sócrates. Pessoa com uma relação impossível com a verdade e a integridade, sem escrúpulos nem ética, afirma hoje algo que nega amanhã, sem rumo nem ideologia que não a defesa da sua razão.
Se Salazar impediu o progresso, fê-lo pelo menos a baixo custo, sem grande dívida externa ; Sócrates fez o mesmo a um custo altíssimo, deixando o país na bancarrota. Ou seja, vamos de mal a pior.
Se isto não é azar, então é muito pior que isso. Então quer dizer que o nosso modelo político só traz à superfície gente desta, do mais esquisito que nasce neste cantinho à beira mar.
E com esta me fico, discordem à vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário