sábado, maio 14, 2011

OS PARTIDOS POLÍTICOS SÃO ENTIDADES CIVIL E CRIMINALMENTE IRRESPONSÁVEIS ?

Um destes dias, o impagável dr. Catroga saiu-se com a ideia de que José Sócrates devia ser levado á barra dos tribunais, por crimes quanto à economia do país. Por mais estranha que a ideia possa parecer, tem um enorme fundo de verdade. Há actuações em política que deveriam poder ser criminalizadas, de tal forma são lesivas dos legítimos interesses nacionais. Mas não, nesta como em várias outras actuações controversas e obviamente pouco claras, Sócrates escapa-se por entre os dedos e continua a afirmar-se impoluto e vítima de calúnias dos seus adversários. Vão ver que, ainda por cima, muitos portugueses continuarão a votar nele, indiferentes a tudo. Tal como com Isaltino, em Oeiras, os portugueses não valorizam a idoneidade e honestidade pessoais, preferindo outros valores, ignoro quais, no caso de José Sócrates.
Bom, mas esta história de Sócrates já me cheira mal, já nem sequer consigo olhar e escutar o homem, na TV. Abandonemos pois Sócrates ao juízo permissivo, amoral e completamente idiota de muitos portugueses e passemos a outro assunto.
Esse outro assunto, lamento, não é muito diferente deste, na sua essência. Trata-se da responsabilidade do PS, enquanto partido político, na actual situação so país. Permitindo que Sócrates manipulasse tudo e todos e continuasse a ser o lider do partido, o PS colocou-se numa situação crítica, de indiscutível responsabilidade perante todos nós. Se todo o regime de antes do 25 de Abril partilhava com Marcelo Caetano e Salazar a responsabilidade do caos do regime, também hoje teremos que nos virar para o PS e exigir-lhes satisfações. Porquê Sócrates, depois de se saber quem era de facto o homem por detrás do palavreado ? Porquê todo o PS, neste ultimo congresso, unido e escondido atrás do mesmo Sócrates, quando já ninguém dentro do PS podia ignorar a qualidade e natureza do seu líder ? Por que motivo continuaram então a empurrar Sócrates para os portugueses ? Por saberem que Sócrates é competente e digno ? Ou por pensarem que ainda podiam ganhar, mesmo sabendo quem Sócrates é ?
Em qualquer caso, o PS colocou sempre os interesses do partido antes dos interesses nacionais, e essa atitude deveria poder ser criminalizada.
Haverá alguém que duvide que, se Sócrates ganhar, daqui a 3 anos estaremos piores do que agora, com todas as medidas da troika por cumprir e uma dívida pública muitíssimo maior que a actual ? Duvidam ?
Se assim for, para além de pedirmos responsabilidades criminais a Sócrates, não as deveríamos também pedir ao PS ?

Sem comentários:

Enviar um comentário