quinta-feira, maio 19, 2011

OS TIQUES ALEMÃES

A senhora Merkel, essa improvável dirigente da Alemanha recém reconvertida à civilização, dirigiu umas quantas afirmações palermas quanto à duração das férias e á idade da reforma nos países do Sul. Disse a pequenina senhora que não estava certo termos a mesma moeda mas não trabalharmos o mesmo e andarmos para aqui só a gozar o sol...
Sabem, é por esta e outras da mesma qualidade que a Europa se está a desmoronar, a cada dia que passa. No futebol, já toda a gente entendeu que só com jogadores excepcionais se ganham as grandes competições. Na política, porém, ainda se pensa que é com gente medíocre e ignorante que se ganham os grandes desafios.
A querida senhora mistificou a realidade, em relação a Portugal as condições alemãs são melhores que as nossas, em termos médios. Muito melhores, se incluirmos os salários ( se descontarmos os gestores do sector empresarial do Estado, eh eh eh ), coisa que a dita senhora prudentemente ignorou.
É ignorância, má vontade, preconceito. Um preconceito que há muitos anos predomina entre os alemães, e que, pelos vistos, ainda permanece latente naquelas almas. Não sei, talvez ensaiar de novo uma solução final contra os semi-judeus do sul, esses malandros que não querem trabalhar ?
Um político NUNCA deveria dizer palermices destas. Deveria saber mais do que isso. A produtividade ( e a competitividade associada ) não é uma questão rácica nem de latitude. Perguntem á senhora Merkel quem é a malta que trabalha na fábrica da VW com mais produtividade no Mundo ... talvez a senhora fique admirada.
Não, porra, basta de cretinice e de ignorância. A tradicional falta de produtividade das nossas empresas, aqui em Portugal, NÃO tem nada a ver com a preguiça ou as férias em demasia ou a idade da reforma. Não somos um povo de malandros e preguiçosos, muitos de nós fomos ajudar outros povos a criar riqueza nos seus países, para conseguir uma vida digna. Não, a questão é outra, que a maior parte das pessoas finge que ignora : em Portugal, vai para empresário quem deveria ir para a Escola aprender a ler. Os nossos empresários, numa percentagem aterradora, mal sabem ler e escrever, quanto mais investir em modernização e equipamento e formação para os trabalhadores ! Aqueles que o fizeram estão a ter sucesso, c'os diabos !
Portanto, sabem que conclusão tiro, desta peripécia ? Que a senhora Merkel está para a política como muitos empresários portugueses estão para a produtividade ...

Sem comentários:

Enviar um comentário