quarta-feira, junho 01, 2011

CADA CAVADELA CADA MINHOCA

Tinha prometido a mim mesmo não voltar ao tema, mas não consigo. O tema é Sócrates e o enigma da sua personalidade. Cada nova cavadela no terreno da realidade, nova minhoca aparece. Quem diz minhoca diz inverdade, ocultação, mistificação. A última minhoca são as diferentes versões do memorando de entendimento com a Europa e o FMI, com prazos mais apertados e um ênfase grande na "grande redução da Taxa Social Única", quando ainda há poucos dias ouvi Sócrates ( no debate com Passos Coelho ? ) afirmar que o que estava no Memo era a obrigatoriedade de estudar a questão ...
Enfim, acho que já pouca gente hoje duvida disto : por detrás de um homem com boa aparência, bem vestido, bem falante, etc ... está um ser humano com um carácter retorcido e tortuoso, extremamente teimoso e ambicioso, incapaz de gerar o mínimo consenso político, sem uma demarcação clara entre a ética e o interesse pessoal. Pessoa que não desperta em quem o conheça a mínima confiança.
Como foi possível este senhor ser Primeiro-Ministro de Portugal durante 6 anos ?
Confesso que não sei responder. Talvez os socialistas saibam, mais aqueles que votaram nele duas vezes seguidas.
Este mistério há-de me perseguir sempre, a vulnerabilidade extrema de pessoas e instituições perante um vendedor de ilusões deste calibre. Nessas pessoas e instituições não hesito em incluir a Procuradoria Geral da República e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
Como foi possível ???
É agora muito nítido : para as pessoas começarem a vislumbrar a verdade para além da varinha mágica da ilusão, tinha mesmo que acontecer o cataclismo que aconteceu. Tínhamos mesmo que ir à quase bancarrota para as gentes acordarem ... e, mesmo assim, só porque o ministro das finanças ganhou vergonha ou medo e não aguentou mais a ilusão, proclamando que Portugal iria recorrer à ajuda externa.
Lembram-se ? Lembram-se também o que Sócrates fez ao ministro, retirando-o sem apelo nem agravo das listas do PS ??
Meu Deus, torno a dizer : como é possível tudo isto ter acontecido ?

Sem comentários:

Enviar um comentário