quarta-feira, junho 08, 2011

E DEPOIS DO ADEUS ...

Como muitas outras vezes, quando as coisas finalmente acontecem como queríamos, fica-nos uma sensação de vazio na boca. Sócrates partiu e agora ficamos apenas com a realidade, sem o grande inventor de sonhos. Ainda por cima, para Sócrates se ir embora, temos agora que aturar a direita.
Bom, também não se pode querer chuva no nabal e sol na eira, não é ? Sobretudo se o nabal e a eira forem pertinho um do outro.
Portanto, agora temos o FMI e a Europa a dizerem-nos o que fazer, e temos Passos Coelho e Portas para testamenteiros. Como será que vão fazer para cumprir as exigências não sei, parecem-me demasiadas mudanças em tão pouco tempo. Acho mesmo que ninguém faz a mínima ideia do que irá acontecer.
Sabem, leitores, a economia não é uma ciência nada exacta. Mesmo nada. E quando é manejada por aprendizes de feiticeiro muito liberais e armados em sabichões, vindos do estrangeiro, ainda menos. Muitas das medidas preconizadas pela "troika" entram nessa categoria, como o alegado contributo para a competitividade trazido pela redução da Taxa Social Única. Ou muito me engano ou o resultado irá apenas ser um aumento da margem de lucro das empresas, até pequeno em alguns casos, sem qualquer aumento de produtividade e com um prejuízo brutal para a Segurança Social. Ou, em alternativa, mais um aumentozinho de impostos para compensar a mesma Segurança Social.
O mais certo é nem procurarem a compensação, vão ver.
Enfim ...
Em próximo escrito, prometo que vou procurar, de uma forma simples, mostrar que por detrás da preocupação da "troika" em recuperar o dinheiro emprestado, com juros, o momento foi aproveitado para nos impingir uma data de medidas que mais não fazem que retirar dinheiro e bens ao sector público para o entregar na mão de privados. Com o malabarismo de nos fazer crer que aí é que esse dinheiro e esses bens estão bem, não só para quem fica com eles ... mas para nós outros, também !
Amigos, receio bem que a breve prazo muitos de vós vão pensar que Sócrates, afinal, não era assim tão mau ... Por mim, irei ter sempre bem presente a responsabilidade desse senhor, ao fragilizar o PS, na chegada do liberalismo de direita.
Por agora, vamos todos aguardar, atentos, os novos episódios.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário