No caso da famosa bactéria cujo nome não estou para fixar, responsável pela morte de mais de 30 pessoas, na Alemanha, há alguns motivos de reflexão, análise e amarga ironia.
A primeira reflexão remete-nos para o preconceito alemão contra os povos do sul : a origem da contaminação tinha que vir dos coitados dos pepinos espanhóis ! Pois claro, está visto.
A segunda reflexão é de que a tão propagandeada eficácia e eficiência alemãs, afinal não se devem aplicar à investigação de fontes de contaminação em saúde pública. Estão a demorar séculos para encontrar a fonte, exactamente como se a pesquisa estivesse a ser feita em Portugal !
Por último, a ironia final : os vegetais fonte da contaminação parece que pertencem a uma quinta agrícola alemã, de agricultura BIOLÓGICA.
Brilhante. Agricultura biológica numa quinta alemã e dá estes bonitos resultados ! Será que a partir de agora os alemães aprendem a ter um pouco mais de respeito pelos outros e começam a pensar que não são assim tão bons como pensam ?
.
.