quinta-feira, abril 28, 2011

AINDA ME CONVERTO À CAUSA MONÁRQUICA, POR ESTE ANDAR ...

Acho que nunca vivi, na minha vida, um momento tão frustrante e desanimador. E olhem que vivi momentos maus, como nas vésperas da minha partida para a guerra colonial ou quando um e outro dos meus amigos eram presos pela Pide. Naquela altura, pelo menos, tínhamos esperança, olhávamos o futuro, sabíamos para onde queríamos ir e acreditávamos que um dia lá chegaríamos. E chegámos.
Agora não. Durante estes 37 anos, embora toda a gente de esquerda se desunhe a afirmar que valeu a pena e que estamos muito melhor do que então, a verdade é que os nossos partidos, os nossos políticos e toda a gente da sua corte acabaram por destruir financeira e moralmente este país.
Essa é a verdade inquestionável.
E agora ? Que fazer enquanto se aguarda, com angústia mal disfarçada, a sentença da tríade castigadora ?
Que esperança pode ainda haver se as pessoas que se alinham à nossa frente, pedindo os nossos votos, são exactamente aqueles que lançaram o país neste descalabro ?
Que estranha virtude esta da democracia, não é ?
Ou então, visto de outro ângulo, o problema não está nos políticos nem na nossa democracia, o problema está no povo inteiro.
Recuso esta última abordagem, sempre me pareceu uma forma de desresponsabilizar os partidos políticos e os próprios políticos. Não, acho que os partidos e os políticos são bem piores que o nosso povo, na sua essência.
Enquanto não conseguirmos alterar significativamente a forma como os partidos agem e se relacionam com o povo, nada mudará. Continuaremos, como agora, a ver os grandes partidos que deviam representar a forma de pensar da maioria dos portugueses a serem reféns de gente medíocre, mal preparada e mesmo sem ideologia nenhuma, a não ser a do saque e do tachismo. Já para não falar em questões de ordem ética e moral.
Assim, como é que alguma vez mudaremos o país ?
Sabem que muitas vezes tenho pensado se esta situação, no fundo, não será a grande vingança póstuma de Salazar ? Ah é ? Queriam democracia e partidos políticos ? Então assoem-se lá a esses, agora !
A sério, pessoal, não é mesmo desanimadora e frustrante a situação ? Mas onde é que diabo vou votar ?
Queres ver que eu, desde sempre republicano convicto, ainda acabo, na esteira do meu amigo Isidro Esteves, por me converter à Monarquia ? Pior do que esta bagunçada não seria, pois não ?

PS - só não me converto porque sei que, Monarquia ou República, a bagunçada acaba por ser a mesma. Veja-se o que dizia o monarca D. Carlos dos seus próprios Ministros, a páginas tantas, que era gente que só se governava a si própria ...
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário