quinta-feira, abril 14, 2011

ESTOU FARTO DE ENGOLIR SAPOS

As núvens ficam escuras, na Europa. Cada vez é mais nítido que a Europa, como um todo, não existe. Percebe-se hoje muito bem que o Euro, se é que alguma vez nos trouxe alguma vantagem, na taxa de inflação, também nos trouxe um colete de forças. O Euro é forte demais para nós, não tem nada a ver com a nossa economia.
Por outro lado, a Europa nunca entendeu montar estruturas para defesa do euro e do espaço económico comum, talvez comece a perceber-se agora porquê : vários países, começando pela Alemanha, não estão interessados nisso. A Alemanha começa a retrair-se e a não querer participar nestes esforços para a defesa da zona Euro. Quase como se o dinheiro a envolver nessas acções fosse oferecido e não emprestado a taxas de juro confortáveis para quem empresta. Alguém terá explicado aos alemães que o dinheiro não vai ser dado a Portugal ?
Receio bem que, a prazo, quer o Euro quer esta Europa de desmoronem. Não vejo políticos imaginativos e criadores, corajosos também, para dar o passo em frente que se está a tornar indispensável. Pelo contrário, só vejo políticos pequeninos demais para a envergadura do trabalho que deveria ser feito. Não, a menos que aconteça um milagre, esta Europa vai dissolver-se e desaparecer numa onda de egoísmo e falta de visão. Dentro de anos, o Euro será a moeda no eixo franco-alemão e pouco mais.
Portugal, se quiser continuar no mapa, no meio desta hecatombe de desconstrução, terá de pensar em associações regionais. Com a Espanha, provavelmente. Ou com o Brasil.
Para mim, está na hora da lucidez e da coragem. Esta fantochada de sermos obrigados a fazer isto e aquilo para nos emprestarem dinheiro é uma farsa que se arrisca a ser tragédia, quando no fim de todos os nossos esforços a Alemanha, a Finlandia, a Holanda e não sei quem mais nos disserem "afinal não vamos emprestar coisa nenhuma !".
Sejamos pois corajosos. Não loucos, claro, primeiro há que sair deste aperto, mas logo a seguir pensemos nos caminhos do futuro. Não se esqueçam, há mais moedas sem ser o Euro e há mais países potenciais aliados e amigos que não a Alemanha.
Afinal, o que nos mostra a História quanto à Alemanha ?
Hem, já se esqueceram ?

.

Sem comentários:

Enviar um comentário