sexta-feira, abril 15, 2011

O MEU AMIGO CARVALHO

Um bom amigo meu, há muito radicado na Alemanha, comentou o meu texto anterior, juntando-lhe comentários seus e informações sobre a forma como os meios de comunicação social alemães colocam as questões da crise financeira da actualidade.
Diz o meu amigo que os jornais colocam títulos do género :"Para que havemos nós de pagar as pensões de sonho dos gregos ?", alongando-se depois em explicações do género "aqui na Alemanha as pensões andam à volta dos 46% do salário ( ou média de salários ) no activo, enquanto na Grécia são da ordem dos 80 " ...
Claro que quem assim escreve sabe perfeitamente aquilo que está a dizer. E o que está a dizer é um chorrilho de asneiras mal-intencionadas. Primeiro, os alemães NÃO estão a pagar as pensões dos gregos, apenas lhes emprestaram dinheiro e quase a 6% ao ano. Não me parece que isto seja pagar coisa alguma, antes um aproveitamento da situação.
Segundo, não se leu nada nesses jornais, aposto, quando a Alemanha pressionou a Grécia, para a conclusão do acordo do empréstimo, a continuar com os contratos de compra à Alemanha de uns quantos submarinos e fragatas. Claro, aí não convinha falar.
Terceiro, quanto às pensões : os 80% do activo, para as pensões gregas, devem ser em média bem menores que os 46% das pensões alemãs. Ou não ? Isso não conta ? Então as pensões são de sonho só na percentagem, não interessam os euros ?
Estas questões, que o meu amigo dá conta, mostram como certos meios de comunicação desempenham o seu papel ao incentivar os sentimentos mais baixos da população em geral. Não é novidade, esta actuação. É exactamente o mesmo papel desempenhado contra os judeus, no início da questão, nos anos trinta, ou contra os turcos ...
Agora, porém, deveria ser papel da Comissão Europeia divulgar a verdade sobre estas coisas e não permitir um crescendo de ódios e ressentimentos, baseados em inverdades e mesmo mentiras.
Conviria também que o Governo Federal Alemão tomasse a seu cargo essa tarefa de sensibilização pública, dizendo a verdade e repondo a justiça. Mas a senhora Merkel será totalmente incapaz de o fazer, prefere um ambíguo jogo duplo ... Prefere também criticar os outros povos e Assembleias, em vez de dizer a verdade na sua casa.
Sabem que mais, amigos ? Acho que toda esta malta que, em plena crise, enche os hotéis do Algarve estão cheios de razão, o que é preciso é animar a malta ...
Obrigado, Carvalho, um abraço pelos esclarecimentos. Aos teus amigos, aí, vai tu dizendo a verdade que eu sei que sabes qual é, vai-lhes dizendo que eles, alemães, vão lucrar, a prazo, milhões de euros com a "ajuda" deles aos gregos, irlandeses e portugueses. Milhões. E diz-lhes também para se lembrarem que a saúde económica da Alemanha depende em muito da saúde do euro e da saúde económica dos países da Europa.
Vou mas é fazer a barba e tomar um duche, enquanto posso ...
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário