terça-feira, janeiro 18, 2011

EUFEMISMOS

Sócrates anda pelo ABU-DABI e outros Emiratos Árabes a vender dívida pública, dizem os nossos jornais. Vender ??
Eufemismos, Sócrates não anda a vender coisa nenhuma, anda é a pedir dinheiro emprestado. A juros altíssimos, ainda por cima.

Sócrates não desiste, continua a lutar denodadamente para conseguir impedir a entrada do FMI em Portugal. Sabem, parecem aqueles minutos finais da selecção portuguesa de futebol, quando tenta desesperadamente aquilo que não conseguiu – e nem sequer tentou muito – nos 80 minutos anteriores do jogo.
Eufemismos, Sócrates anda é a ver se arranja argumentos para não ser obrigado a largar o poder.

A campanha para as presidenciais é uma tristeza, pobrezinha, nenhum candidato diz nada de jeito, nenhum tem um programa de actuação.
Eufemismo, não é esta campanha que é pobre, pobres são a grande maioria dos actuais políticos portugueses. Que querem que eles digam ? Quando a coisa se resume a Cavaco e a Alegre, como políticos, estamos conversados. Pobre é o país em quase tudo, dos políticos aos empresários, dos partidos aos seus militantes.

Nada de eufemismos, somos um país de especialistas no falhanço e na golpaça. E, mesmo assim, até as golpadas são descobertas, caraças. Embora não sejam punidas, pelo menos ficam a nú, o que não abona muito quanto à inteligência dos seus autores. Nem no suborno e no enriquecimento ilícito somos bons.

Se calhar, até as coisas que disse atrás são eufemismos : o que nós somos mesmo é visceral e irremediavelmente incompetentes, incultos, presumidos e aldrabões.
Como dizia um amigo meu há uns anos “... e não se pode mudar o povo todo, todo mesmo ?” ...

Sem comentários:

Enviar um comentário