segunda-feira, outubro 15, 2012

REVOLTA SÓ QUANDO NOS TOCA ?

Deixem-me ser mauzinho por uma vez.
Deixem-me ser lúcido e pedagógico.
Só reagimos, a maior parte das vezes, quando nos afecta a nós, directamente.
Antes disso, não vale a pena, não é connosco.
Hoje, toda a gente, todos os sectores bramam contra a austeridade, vão-nos esmagar, é um assalto à mão armada, é um saque.
Porém ...
Porém, ESTE ANO EM CURSO, há quem já esteja a ser vítima dessa mesma "quadrilha" sem que a sociedade se tenha incomodado a reagir.
Eram os outros, os "privilegiados", mereciam o roubo, nada havia a censurar.
A verdade é que o roubo em curso a essa gente "privilegiada" - que varia entre 17,8 % e 24,3 % do rendimento anual !!! - foi MUITO MAIOR que o roubo que se prepara para 2013 a toda a gente. E que, convêm não esquecer, ainda vai penalizar BASTANTE MAIS os mesmos, os servidores do Estado e reformados, em 2013.
Que um país inteiro tenha assistido a esta vergonha sem reagir é um sinal preocupante dos tempos. Que um governo da República tenha provocado e incentivado este egoísmo colectivo é mais do que preocupante, é uma vergonha nacional. Que este egoismo tenha tido direito a cartas pomposas escritas por Paulo Portas aos seus apaniguados, e a pressões dentro do governo, não é uma vergonha nacional ... é apenas uma vergonha para esse senhor de poucos princípios e pouca dignidade.
Dou por mim a pensar : quantos salários seriam roubados aos servidores públicos em 2013 se o Tribunal Constitucional não tivesse estragado a "festa" ao governo e ... aos outros portugueses todos ?
O que teria sido preciso para que as pessoas começassem a gritar que se lixe a troika ?
Pessoal, vejam se crescem um pouquinho mais e se começam a aprender uma coisa que se chama empatia com os outros, sim ?  Em alternativa, vejam se começam a ler Brecht, também por aí chegarão à verdade. Ou a Bíblia. Ou o Corão. Ou o meu antigo livro da 4ª classe, em plena vigência da longa noite fascista.

PS - sei que hoje estou a ser pomposo e um pouco paterrnalista - além de antipático. Porém acho que tenho razão no remoque e  que talvez isso acorde algumas consciências.

.



Sem comentários:

Enviar um comentário