quarta-feira, outubro 10, 2012

AS GRANDES MISTIFICAÇÕES

Vivemos uma época estuporada.
Tudo nos cai em cima, em catadupa, sem sequer nos dar tempo para pensar.
O nosso governo, honra lhe seja feita, nem sequer tenta. Quero eu dizer, nem sequer tenta pensar, equacionar os problemas e estudar soluções para os mesmos.
Isso exigiria seriedade, capacidade, inteligência, honestidade, genuinidade na defesa dos interesses dos cidadãos. Tudo coisas demasiado complexas para esta rapaziada deslumbrada com o poder e um pouco estonteados com a reacção crescente das populações.
Bom, mas nem foi nada disso que hoje me trouxe ao vosso convívio. Quero antes fazer-lhes uma pergunta e dar-lhes algumas possibilidades de resposta, tipo ponha uma cruzinha onde achar que está certo.
Valeu ? Então aí vai.

Porque motivo os juros para a "venda" da dívida soberana de alguns países da Europa começaram subitamente a "disparar", logo no seguimento da crise financeira/ bancária "made in USA" ?

1. Porque a dívida externa desses países era/é enorme.

2. Porque o défice orçamental desses países era / é crónico.


3. Porque esses países eram / são pouco competitivos em termos internacionais.

4. Porque o sistema financeiro / bancário necessita, para a sua sobrevivência, de se alimentar permanentemente, a taxas de ganho enormes e, tal como as feras, é de bom senso procurar as vítimas mais fáceis.

5. Porque convinha em simultâneo testar um ataque em grande escala ao euro.

6. Porque o sistema financeiro / bancário resolveu dar uma lição aos povos que vivem acima das suas posses, obrigando-os a expiar esse tremendo pecado.

7. Porque resolveram fazer um favor à senhora Merkel, dando-lhe o pretexto para uma cruzada estúpida na Europa onde se esmagam os povos dos países em dificuldade em vez de os ajudar.


Aí está. Divirta-se e faça a sua escolha. Aceitam-se escolhas múltiplas. Ou escolhas que nem sequer constam da minha lista.
E depois, parem para pensar e vejam lá  se percebem que raio é que a Europa tem andado a fazer nestes 2 ou 3 ultimos anos. Vejam lá se conseguem perceber, caramba.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário