sexta-feira, julho 13, 2012

PÉROLAS

Afirmou hoje Paulo Portas, algures na Madeira, acho eu, a propósito da decisão do Tribunal Constitucional de considerar inconstitucionais os cortes dos subsídios : "Temos de saber e entender que, se o problema de Portugal é défice do Estado, não é justo pretender que o sector privado tem a mesma responsabilidade de ajudar".
Assim falam os Ministros deste nosso país. Assim erram, clamorosamente, os políticos deste nosso país.
A afirmação de Paulo Portas é um disparate da cabeça aos pés. É apenas um jogo de palavras, ainda por cima de palavras tontas. 
Então, sr. Paulo Portas, o défice como é público tem que ser resolvido apenas à custa do sector público ??? Terá o senhor alguma vez pensado porque raio se chama sector público e défice público ? Será que o senhor pensa que o défice público é provocado apenas pelas despesas das pessoas que trabalham no sector público ? 
Será que o senhor, caro Paulo Portas, ministro dos negócios estrangeiros deste país ( deve ser por isso ... ) não sabe que dentro do défice público estão as despesas com a Justiça, a Educação, a Saúde, a Segurança e a Defesa, a Segurança Social, etc, etc, que são encargos com a satisfação das necessidades de todos os portugueses, trabalhem eles no sector privado ou no público ? 
Será que ignora que o dinheiro gasto com o BPN e com a recapitalização de outros bancos, com impacto no défice público, foi assim gasto com a justificação da defesa do interesse nacional ?
Sr ministro Paulo Portas, o senhor estava distraído, certamente, quando atirou essa frase para a comunicação social, não estava ?
Ou não estava e é mesmo assim, ignorante ?
Bom, não se torne a equivocar : no Orçamento do Estado estão inscritas receitas provenientes dos impostos de TODOS os portugueses e, por outro lado, despesas com serviços para proveito dos mesmos TODOS os portugueses, pelo menos em teoria.
Então, fica assente ? O défice público é um assunto que deve ser resolvido por TODOS os portugueses ? Ficou convencido que disse um disparate, ou não ? 
Caso tenha dúvidas, senhor Ministro, sugiro-lhe que pergunte ao seu colega de governo, o senhor Ministro Relvas, ao que parece ele é entendido nessas questões teóricas.
Despeço-me com amizade, sr. Ministro Paulo Portas, o senhor é um jovem que até me despertava alguma simpatia, dos tempos do Independente ...

Sem comentários:

Enviar um comentário