sexta-feira, julho 27, 2012

EXPLOREM, CAMBADA, MAS AO MENOS CALEM-SE ...

Outra coisa que me anda a irritar sobremaneira é a quantidade enorme de organismos, instituições, economistas e outras entidades estrangeiras que anda por aí a pronunciar-se sobre Portugal, ensinando-nos o que deveríamos fazer, dando conselhos, fazendo previsões e outras manigâncias do género. Nos últimos tempos foram a OCDE, o FMI, o BCE, a Comissão Europeia e um economista qualquer prémio Nobel em mil novecentos e carqueja, para além de todo o bicho careta nacional, como o insustentável e indisfarçável Ferraz da Costa, e o falsamente independente economista João Duque. Toda esta gente ilustre repete a cartilha mais-que-liberal do corta-corta, reduz salários, tira subsídios, manda para a miséria. Parece que não sabem pensar, limitam-se a recitar o livro das receitas que os poderosos do mundo editaram há muito tempo, agora repescado do fundo das gavetas.
Curiosamente, embelezam as suas previsíveis declarações com afirmações contraditórias, ditas no fim do discurso, à laia de "vejam bem nós não somos assim tão indiferentes à vossa miséria ... ".
O FMI, por exemplo, depois de nos incentivar a cortar mais aqui e acolá, a eito, acrescenta, no fim, "cuidado com o cansaço da austeridade" ! Não sei bem como entender isto, será que insinuam que deveríamos chamar-lhe outra coisa, como por exemplo, expiação de pecados antigos ?
A verdade, verdade é que toda esta gente anda por aqui como abutres, cortem, cortem, reduzam, reduzam, enquanto vão abrindo caminho para os amigos especularem à doida no "mercado" das dívidas públicas e na compra de empresas rentáveis e estratégicas ( electricidade, gás, aeroportos, etc ... ). Indiferentes à irracionalidade das suas recomendações, alheios aos seus efeitos nefastos e contraditórios, "lixando-se" para a miséria que vão espalhando. ( se o Passos Coelho usa esta expressão é porque é boa, não ? )
Malta, apetece mesmo dizer-lhes : CALEM-SE, PORRA, NÃO QUEREMOS OS VOSSOS CONSELHOS, JÁ VIMOS ONDE VAMOS PARAR SE OS SEGUIRMOS.
O QUE VOCÊS QUEREM SABEMOS NÓS, É SURRIPIAR TODA A RIQUEZA QUE AINDA RESTA, É FAZER DE NÓS UMA CHINA OU ÍNDIA NA EUROPA, EM TERMOS DE SALÁRIOS.
SE VOCÊS NÃO NOS VÃO DEIXAR DE CHATEAR, PELO MENOS APRENDAM A DIZER QUALQUER COISA COM SENTIDO E A NÃO SEREM TÃO TRANSPARENTES QUANTO ÀS VOSSA INTENÇÕES, CAMBADA DE HIPÓCRITAS DIREITINHAS.
CALEM-SE, PORRA, JÁ NÃO SUPORTAMOS TANTOS DISCURSOS.

.







  

Sem comentários:

Enviar um comentário