quinta-feira, março 31, 2011

RUA JÁ, PORQUE ESPERAM ?

Prossegue a saga. Os juros dos empréstimos públicos não cessam de subir. O défice do orçamento do Estado de 2010 foi alterado ( corrigido, por pressão do EuroStat ) para 8,6% em vez de inferir a 7% como apregoava o Governo. É cada vez mais evidente que Portugal está muito perto de graves dificuldades financeiras de tesouraria. As empresas de rating, essas estranhas aves de rapina que se alimentam de crises, baixam as nossas avaliações, dia sim dia não.
Enquanto isto, o Governo, serenamente, olimpicamente, resiste a tudo e proclama :

a) a culpa da situação é das oposições ( engraçado, primeiro o guião falava só na culpa do PSD, depois alguém do PS viu que estavam a beneficiar o BE e mudaram de discurso, agora a culpa foi do PSD e não esquecer o BE ! )
Nota : é clássica, esta falsa imputação de responsabilidades.

b) o acréscimo no défice de 2010 não foi uma tentativa de esconder despesas ( não foi ???? ). Os encargos eram conhecidos, afirmam.
Nota : eram conhecidos alguns, outros não, como o do BPP. O que não era conhecido era a tentativa de encaixar essas despesas em outros anos orçamentais que não 2010.

c) este Governo não tem legitimidade para pedir auxílio externo, diz o Ministro das Finanças ( de quê ??? ) e não o irá pedir.
Nota : a ideia é simples. Sócrates não quer ficar como aquele que pediu ajuda externa. Por outro lado, para ele, agora, que se lixe o País, quanto pior melhor para ele, irá culpar o PSD ( e o BE ) de todos esses males.

Sejamos francos. Temos um Presidente da República para agir. Urgentemente, este Governo tem que ser despedido. Nem em gestão corrente deve ficar. As eleições devem ser marcadas o mais cedo possível e, até lá, deve ser arranjado um Governo de emergência mandatado para negociar o auxílio externo.
Constitucionalmente, não sei muito bem como isto pode ser feito, mas há alturas onde o que conta é agir e depressa.

A verdade é que já me é fisicamente impossível ouvir alguém deste Governo. Não sei se isso vos acontece também ou se fui eu que dei o berro ...

.

Sem comentários:

Enviar um comentário