quarta-feira, março 09, 2011

A ARTE DA DESRESPONSABILIZAÇÃO OU AGORA É QUE VALE ?

O discurso de hoje de Cavaco Silva, na sua tomada de posse, não é bom, nem mau, nem violento, nem suave ... é completamente português.
Nem é uma questão de discordância quanto à essência das palavras, eu poderia ter escrito e lido aquele discurso sem hesitar.
Mas a verdade é que eu não fui Primeiro-Ministro deste país dez anos nem Presidente da República mais cinco anos. A verdade é que eu não sou responsável pela situação económica e financeira do País.
Ele é. Por acção ou omissão.
E esta é a desgraça deste pobre País. Somos assim. Não conseguimos fazer nada de jeito, quando temos oportunidade para isso, mas adoramos fazer grandes discursos do tipo o estado da nação. Esta triste característica nem sequer é exclusiva de Cavaco Silva, antes dele já Mário Soares e Jorge Sampaio ilustraram exaustivamente esta estranha forma de vida. De resto, parece ser mesmo algo de indispensável para se ser Presidente, em Portugal, até nos próprios candidatos derrotados se nota o mesmo tique.
Por tanto, em resumo, quanto ao discurso de Cavaco Silva, eu digo : estou tãoooooooooooooo faaaaaaaaaaaaaaarto destes discursos, pessoal, tão fartooooooooo !

Sem comentários:

Enviar um comentário