quarta-feira, novembro 19, 2008

TESTE PSICOTÉCNICO PARA MINISTRO

Quem quer ser ministro devia submeter-se a um teste psicotécnico. Se fossem detectadas características como teimosia e obstinação exageradas chumbaria no teste. O mesmo para traumas profundos, psicoses e frustações não resolvidas. Tanto quanto possível, o candidato a ministro deveria ter um perfil psicológico saudável, evitando-se assim situações aviltantes, em democracia, como aquela que se vive no Ensino.
Afinal, ninguém hoje duvida que o impasse provêm das características pessoais da ministra ( e do primeiro-ministro ) muito mais do que qualquer outra coisa. Ou seja : o que está em causa, em termos práticos e políticos, nunca deveria ter provocado tamanha confusão, afinal é um aspecto relativamente marginal ao ensino, uma vez que os professores com avaliações menos boas continuarão a dar as suas aulas, em nada melhorando ou piorando o ensino … Então, porquê esta balbúrdia ?
Em meu entender, resulta directamente da falta de condições psicológicas da senhora para o exercício da função de ministro. Resulta da atitude de “somos a maioria, podemos fazer o que quisermos” que desde cedo este governo trouxe a este país. Resulta de objectivos enviesados e não confessados. Resulta da agressividade e falta de respeito com que vários estratos profissionais foram tratados. Resulta de sentimentos como a raiva e o ódio. Resulta de acusações de privilégio a torto e a direito. Resulta, acima de tudo, de um posicionamento psicológico pouco estável e saudável que nunca deveria ser permitido a um político.
É que, depois, não se esqueçam, quem semeia ventos colhe tempestades. É o que se vê, sem ganhos reais para ninguém.
Se eu pudesse, se tivesse uma varinha de condão, digo-vos o que faria : nem aquela pobre senhora disfarçada de ministra, nem o seu chefe, nem o inefável e sempre em pé ministro das obras públicas, nem a maior parte dos senhores ministros e ministras deste governo lá continuariam um só dia mais que fosse. Que fossem chatear outro povo com as suas insuficiências, incompetências e obstinações. Como não tenho essa tal varinha, limito-me a pedir, por todos os deuses : não deixem este PS ter de novo a maioria absoluta. POR FAVOR.

Sem comentários:

Enviar um comentário