quinta-feira, novembro 06, 2008

REMÉDIO PARA A SURDEZ E A CEGUEIRA POLÍTICAS

Dir-me-ão : é da natureza do poder, as pessoas que ocupam cargos dirigentes tornam-se sempre meio cegas e meio surdas. É normal, diz o bom-senso, têm muito com que se preocupar e não podem estar atentos às vozes que lhes chegam vindas da sociedade.
Pois, será assim que é a norma, mas eu não aceito. Ninguém deveria aceitar.
Primeiro, porque não lhes pagamos para serem surdos e cegos.
Segundo, porque o poder não é deles, é nosso.
Terceiro, porque normalmente essa cegueira e surdez é só a fingir, para não terem de nos dar explicações, para poderem fazer aquilo que querem e não aquilo que nós queremos.
Nunca hei-de aceitar com naturalidade esta cegueira ou surdez. Esta prepotência.
Depois, quando as ruas extravasam e os ânimos aquecem, quando a luta se intensifica e o medo lhes sobe às almas … deixam instantaneamente de ser cegos e surdos, passam a dar explicações, são todos sorrisos e boa-vontade.
Ou seja, em termos científicos : a surdez dos governantes é uma função inversa do numero de pessoas que protestam na rua. Quanto mais manifestantes, mais apurados ficam os ouvidos dos nossos governantes, mais desbloqueadas ficam as suas vontades.
Como qualquer outra lei do mundo físico, também existem excepções : a mais evidente é quando se trata de grandes empresas e de bancos. Aí a audição e a acuidade visual dos nossos governantes é sempre excelente, não são precisas as manifestações para nada, a boa vontade para abrir os cordões à bolsa é imediata, genuína e permanente.

Esta dissertação desconchavada vem a propósito de vários problemas e litígios que existem entre o nosso governo e parte importante dos governados. Com os militares já começou a ver-se como é. Resta agora ver a próxima manifestação de professores. Não duvido que a Ministra da Educação passe logo a ouvir melhor e também a ver com nitidez o que se passa dentro das Escolas.

Convenhamos porém … não é uma tristeza que assim seja ? Não seria de esperar que esta gente a quem pagamos para administrar a coisa pública tivesse um pouco mais de consideração por quem lhes paga ? É que, por vezes, até parece que são eles que nos pagam a nós da sua algibeira …

PS – o Presidente-eleito dos EUA fez um discurso comovente, quando da vitória. Aconselho vivamente a que o leiam. No meio desse discurso, surge uma frase linda como esta ( cito do cor ) : “ Prometo que os ouvirei ( ao povo ) sempre, sobretudo quando discordarmos !”.
Perfeito.
Exactamente como por cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário