sábado, novembro 22, 2008

AH, MEU DEUS, ONDE APRENDERAM ELES A LIDERAR ??

Desculpem, tenho que voltar à Educação.
Prometo não chatear.
A questão é esta : quais os motivos que levam a ministra da educação e o primeiro-ministro a estes braços de ferro ? Que razões explicam esta obstinação ?
É que estas atitudes são tanto mais estranhas quanto lhes poderão custar a maioria absoluta ( Pai nosso, que estais no Céu ... ) nas próximas eleições, segundo a opinião de muitos comentadores.
Então porquê ?
A verdade é que verifiquei muitas vezes este fenómeno ao longo da minha vida profissional. Acho que lhe poderíamos chamar de insegurança básica. Ou de uma concepção errada do que é o exercício do poder. Em qualquer caso, existem sempre ignorâncias grandes na área da liderança.
Mas como poderia ser de outra forma ? Onde é que Sócrates ( ou a ministra ) aprendeu a chefiar fosse o que fosse, antes de se ver catapultado para a chefia de um governo nacional ?
O que eu verifiquei ao longo da vida é que a falta de preparação para “chefiar”, para ser lider, é quase sempre desastrosa, quando se alia a atitudes básicas de vaidade ou auto-convencimento. Raramente dá certo. A menos que a pessoa em questão seja uma daquelas que nasceram lideres, o que não me parece o caso.
É que, antes de se poder ser lider, tem que se conquistar a confiança e a adesão emocional dos “liderados”. Com isso, há respeito, há admiração, há vontade de percorrer os caminhos indicados, há solidez em torno do lider. Liderar não é ameaçar nem impor, por muito que as pessoas pensem que é.
Sem isso, por mais gritos que se soltem, por mais persistência que se aplique, por mais autoritarismo que se pretenda mostrar … nada feito, ninguém virá atrás de nós. Seja num combate militar, seja na política, seja ainda na selecção nacional de futebol.
E vão duas sugestões concretas, contando com a minha ultima. Os aspirantes a exercer funções políticas de topo, deveriam (a) ser escrutinados através de uma análise psicológica (b) frequentar uns seminários ( com prática ) de liderança.
Que tal ? Serão assim medidas tão tontas ?

Sem comentários:

Enviar um comentário