sexta-feira, novembro 28, 2008

DEMITA-SE, CARAMBA, AINDA QUE SEJA APENAS POR AMOR A ESTE PAÍS

Façamos uma espécie de raciocínio ao contrário.
Admitamos, por um momento, que a ministra da educação tem razão, tem uma boa proposta para a avaliação e que os seus pressupostos ( como a criação dos profs titulares e a sua implementação ) também são correctos.
A ministra tem razão, as propostas são boas … mas uma imensa maioria de professores recusam-se a aceitá-las. A avaliação já está vertida em lei, mas os profs não a vão aceitar.
Então que se faz ?
Num regime autoritário e cego, obrigar-se-ia ao cumprimento da lei, penalizando severamente todos os infractores. Com o peso da “bota”, estes acabariam por se subjugar, certamente.
Mas não vivemos num desses regimes, quer a senhora ministra tenha disso consciência ou não.
Então o que se pode dizer ?
Se a proposta é boa ( estamos ainda nessa hipótese de raciocínio ) e ninguém a aceita, então é porque algo falhou : ou no processo da sua elaboração, ou no processo de discussão com os destinatários, ou na preparação da sua concretização no terreno.
( É óbvio que algo do género a senhora ministra já o reconheceu, quando introduziu alterações dramáticas nas propostas, embora sem querer perceber onde está o cerne )
Em resumo, a ministra então tem umas excelentes propostas … mas não consegue convencer ninguém a usá-las, por este ou aquele motivo, não é ?
Insistir será levar o confronto para níveis superiores, introduzindo um clima dramático nas escolas. Convirá pensar nisso, não ? Haverá quem não perceba o mal que tudo isto está a provocar entre professores, entre estes e o seu ministério, e, por ultimo, no relacionamento entre professores e alunos, com o crescendo de indisciplina que a situação potencia ?
Bem, parece que a solução é simples : a senhora ministra DEVIA DEMITIR-SE, ainda que tenha hipoteticamente razão. Se ama o seu País, devia libertar o Primeiro-Ministro e PEDIR A DEMISSÃO. Ainda que continuasse a pensar que tem razão.
A política tem muitos exemplos disso, de pessoas que se retiram apenas para viabilizar a continuação do diálogo e do máximo consenso possível.
Esta pessoa, este ser humano, já não tem condições para o exercício do seu cargo. Quando recebe os representantes dos professores, já os olha com ódio, já os ameaça e maltrata. Isto não é saudável, se continuarmos assim vamos acabar à chapada. E depois … aos tiros, em ultimo caso.
Convem ter esta noção.

PS - Entre os efeitos perversos desta telenovela conta-se, sem dúvida, a minha inquietação permanente, a minha obsessão com tudo isto. Parece que já não sei escrever sobre mais nada. Gaita, cheira mal ! Demita-se e deixe outra pessoa tentar resolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário