quinta-feira, novembro 06, 2008

HÁ COISAS ESPANTOSAS NESTE MEU PAÍS ...

O Governador do Banco de Portugal ( BP ) é um autêntico balão de ar. Nem mais, nem menos. Leve-me a tribunal, se quiser. Continuarei a afirmar, e a provar : é um balão e um balão caro, ainda por cima. Grande volume, conteúdo muito leve. Sempre tive dúvidas quanto àquele homem de meia-idade, com um ar estudado e afectado, mesmo arrogante. Nunca o vi fazer nada de jeito, nem no PS nem no BP, mas vi-o sempre com um ar insuportável de superioridade profissional. As únicas intervenções que lhe conheço são para recomendar a toda a gente contenção nos salários ( desde que não seja no dele, claro ! ), dizer banalidades sobre a energia nuclear ( que raio tem o BP que falar do nuclear ?? ) ou a mandar para o ar uns números macroeconómicos, invariavelmente longe da realidade. Por toda esta frenética e fecunda actividade é o referido senhor remunerado a um nível acima dos 20.000 euros mensais, mais coisa menos coisa. Nada de mais, justo e merecido.
E que mais faz o senhor, no âmbito mais “sagrado” das atribuições do BP ? Devia controlar e regular, permanentemente, a actividade de todos os bancos, obrigando-os a cumprir a lei e a não se meterem em aventuras. Em nome da garantia publica da idoneidade bancária. Pergunte-se : o BP cumpre essa missão ? Lembro apenas duas siglas, as mais recentes : BCP e BPN. Vigarices, actividades menos ortodoxas, da ordem das centenas de milhões de euros !!!!
E o sr. Vitor Constâncio ? Quedo e mudo, assobiando para o lado. Perdão, nem sei se sabe assobiar. Mas se souber, decerto que o faz em surdina, para o lado. Não quis dizer nada sobre aqueles bancos por causa da confiança do público no sistema bancário. Tipo polícia que não prende o ladrão para não assustar os cidadãos.
Enfim, é o género de pessoas que são produto de um sistema partidário anquilosado e clientelar. Quantos homens não existiriam neste País com melhor perfil para aquela função, digam-me ... Está bem, deixa para lá, conservem-o bem, craques desses valem milhões . Aqueles dois bancos que o digam.

Sem comentários:

Enviar um comentário