quinta-feira, fevereiro 03, 2005

HISTÓRIA DE UMA FUGA DE ÁGUA ...

Os homens da Câmara entreolharam-se, espantados. Voltaram a olhar para os números do contador de água : mesmo nesse curto espaço de tempo, o ponteiro tinha deslizado um pouco, subrepticiamente. “Não pode ser, Xico, os gajos nunca iam gastar mais de 100 m3 de água em dois meses ! Tem que haver uma rotura dentro de casa !”
E foi assim que acabei por saber. Havia uma rotura na canalização da minha casa do Entroncamento.
Primeira visita ao local do crime : abro a torneira de segurança ( com as torneiras de dentro da casa todas fechadas ) e começo a contar o tempo. Percorro as casas de banho, a cozinha, todo o rés-do-chão, o primeiro andar, as torneiras do quintal ... nem pinga de água que indique a fuga, tudo sêco, tudo calado. Regresso ao contador, vejo o tempo passado, a nova leitura, faço umas contas e pasmo : por dia estava a perder algures cerca de 1.500 litros de água !!! Bem, as minhocas por baixo da casa iam poder ter um lago privativo, pelos vistos.
Recorro á ajuda dos meus vizinhos. Conheceriam eles alguém que trabalhasse em canalizações ? Por acaso sim, ali estavam os numeros de telemóvel, era gente de Ourém, com fama de fazer bom trabalho e apresentar contas decentes.
Uns telefonemas e tudo combinado : viriam primeiro ver, davam-me um orçamento e logo se combinaria o resto.
Adiante, para não desmotivar o leitor.
Segunda visita ao local da fuga ( de água, entenda-se ). Cheguei preparado para passar dois ou três dias aqui. Roupa, livros. Pergunto a mim mesmo como irei tomar banho ... ( acabou por ser com água do poço, tirada para um balde ás 7 da manhã , brrrrrrrr ... )
Lá chegam os homens ( são quatro !! ). Dentro de minutos todo o rés do chão está de pernas para o ar, móveis e máquinas arredadas do sítio, tapetes e carpetes cheias de terra e ferramentas, trinta por uma linha ... Meu Deus !
A coisa vai então ser assim : não se sabe onde se situa a fuga de água, pelo que se vai substituir toda a canalização. E começam a colocar a nova, luzidia, de aço inoxidável, na parede, junto aos rodapés. Mede distância, corta tubo, coloca peça de ligação, curva ou recta ou com uma derivação, faz buraco na parede, óh Orlando corre com ele por trás da despensa, home, fica mais a jeito ...
E a serpente luzidia vai ganhando formas, vão-lhe nascendo bocas, umas para águas frias outras para águas quentes, passa de um lado para outro no corredor, infiltra-se na casa de banho , atravessa para a garagem, sai para o quintal, eu sei lá ...
E a outra, a velha ? Alguém mais vai querer saber dela ? Manchada na sua reputação, causadora da fuga monstruosa, com a mácula de um buraco sabe-se lá onde, por ali fica, escondida nas profundezas das paredes, anónima, envergonhada, sem que ninguém mais se lembre de olhar para ela e de lhe agradecer os 30 anos de bons e leais serviços !
É assim na vida, quase em tudo, sabiam ? As coisas ( e por vezes as pessoas ) valem enquanto prestam serviços úteis, enquanto é económico repará-las ... depois, abandonam-se á sua sorte, arranjam-se outras mais novas e vamos a isto que se faz tarde !
Bem, pelo menos desta vez não vai ser assim : sempre que entrar naquela casa vou recordar-me da velha canalização de água em aço galvanizado e de todas as horas que lá passei com ela, ao longo de tantos anos ... é o mínimo que posso fazer !
Quanto á nova : ai dela se não cumprir bem a sua missão , ainda acabo por chamar a antiga de novo ao serviço, mesmo com fugas e tudo ....

P.S. Esta história trouxe-me coisas boas, apesar de tudo : um banho matinal com água fria do poço, uma bela refeição no Café Central da Golegã ( ah aquelas favinhas com entrecosto !)e outra oferecida pelos meus simpáticos vizinhos, um re-encontro no Entroncamento com um velho amigo dos bancos da Primária ... e tudo isto pela quantia de 1.350 euros ! O pior foi que descobri que o velho esquentador está a dar o bafo, pelo que receio que a saga vá continuar ...Eu dar-vos-ei conta, prometo.

Sem comentários:

Enviar um comentário