quinta-feira, fevereiro 17, 2005

O VOTO NO PURGATÓRIO

As eleições aproximam-se. Começa a ser tempo de fazer uma escolha. O problema é que estou mais dividido que nunca, nesta história das eleições.
Se o voto fosse contra, não teria nenhuma dúvida : Santana Lopes foi um erro trágico para o país e para o PSD, não tenho qualquer hesitação em repudiar esse nome. Oxalá que o resultado das eleições obrigue mesmo Santana Lopes a demitir-se da presidência do seu partido, seria um alívio.
Acabam aqui as minhas certezas, porém.
Votar PS ? Contribuir para a maioria absoluta ? A verdade é que não tenho confiança nenhuma naqueles homens do PS, tão depressa são capazes do melhor como a seguir borram a pintura toda e acabam por ser mais liberais que a própria direita. De resto, o engº Sócrates dá-me uma impressão tremenda de pouca solidez política e económica, acho que ele se viu no papel de Primeiro-Ministro depressa demais. As pessoas que o rodeiam são também as mesmas do tempo do engº Guterres, o que significa que já vimos do que a casa gasta. Não há verdadeiramente lideres naquela equipa, seja o que Deus quiser !
Bem, resta-nos o quê ? O voto num pequeno partido de esquerda como forma de obstar á maioria absoluta do PS e, ao mesmo tempo, contribuir para a derrota do PSD e do PP.
Se me perguntarem se voto descansado no BE, por exemplo, que posso eu dizer ? Admito que os seus dirigentes vieram da “extrema esquerda”, admito mesmo que sejam um pouco folclóricos e sem grande responsabilidade prática política. Admito tudo isso que quiserem. Ainda assim, é gente simpática que, de uma forma geral, se bate por principios que são os meus há dezenas de anos. Pelo menos alguns principios, o que já não é mau.
Por isso, acho que o meu voto vai ser assim : uma espécie de voto no purgatório, já que não há paraíso onde votar e recuso terminantemente votar no inferno ! Tenho dito !

Sem comentários:

Enviar um comentário