segunda-feira, fevereiro 21, 2005

RIEN NE VA PLUS !

E pronto, os dados estão lançados !
Ontem lá foi a malta toda ( menos os desinteressados do costume ) dizer de sua justiça. Com um ar de ajuste de contas, pareceu-me, mas talvez fosse só o meu desejo a torcer a realidade. Tudo somado e pesado, foi o que se viu :

- O PS ainda não acreditou no que lhe aconteceu : a maioria absoluta que desejavam mas em que não acreditavam. Sócrates ficou de tal forma apanhado que nem se dirigiu aos portugueses e portuguesas que o elegeram, limitando-se a falar para os amigos e camaradas da sala onde estava. Mau começo, mas esperemos que tivesse sido a verdura nestas andanças. Vamos ver como corrige.

- O PSD levou uma tareia enorme, como se calculava. Mesmo assim, pergunto a mim mesmo como ainda houve tantos portugueses a votar naquele partido, com aquela liderança ... terá algo a ver com o nosso instinto de desgraça, com o nosso masoquismo encapotado ? Bem, a maior desgraça para o PSD foi – e ainda continuará a ser – Santana Lopes : este homem sem norte nem grandeza agarra-se aos farrapos de poder que ainda tem e recusa-se a abandonar o seu lugar, continuando a acusar outros, dentro do partido, por aquilo que ele próprio provocou. Fez-me náuseas, confesso. Náuseas.

- O CDS/PP falhou em todos os objectivos traçados, mas pelo menos Portas levou a sério o seu perfil dos ultimos tempos e anunciou que sairia de presidente do partido. Não acredito muito que não venha a ser “repescado”, mas pelo menos mostrou alguma grandeza. Acreditam que, intimamente, até insultei a direita portuguesa ? Onde estão esses senhores e senhoras ? Votaram no engº Sócrates ? Ficaram em casa ?

- O BE ficou deslumbrado com os seus oito deputados. Talvez por isso, começaram logo a dizer e a fazer asneiras : desde os lenços brancos de despedida á direita ( mas foram eles, BE, que os afastaram ou quê ? ) até a ameaças imediatas ao PS, de tudo se viu um pouco na noite de vitória. Decididamente, cresceram mais em numero de deputados que em bom senso e maturidade política.

- A CDU foi uma enorme surpresa para mim. Claro que beneficiou do mesmo efeito que o BE, os votos daqueles que quiseram votar à esquerda para impedir a maioria absoluta do PS. Mas mesmo assim, conseguiram um resultado muito satisfatório para os seus objectivos, mais dois deputados. Dou a mão á palmatória : nunca acreditei em Jerónimo de Sousa, mas parece que o homem é genuino, simpático e consegue transmitir uma mensagem credível. Parabéns.

E pronto. Um grande vencedor, o PS, e um grande e duplamente derrotado, o PSD, já que nem mesmo assim se conseguiu ainda livrar de tão peganhento e incómodo lider.
O País, esse, veremos se fica a ganhar ou nem por isso. Espero que alguma coisa venha a ser feita, não temos muito mais tempo para outras santanadas.

Os dados ainda não acabaram de rolar mas já estão lançados ...

Sem comentários:

Enviar um comentário