sexta-feira, novembro 19, 2004

O PIPOCAS E OS TRÊS LIDERES QUE TEMOS

Está decidido. Após “auscultação consensualizada” ( ?? ), como diz o comunicado do PCP, resolvemos dar o nome de PIPOCAS ao nosso jovem gatinho. É amarelo e branco, como elas, e tem uns olhos doces. O nome é sonoro e fácil de dizer. Fica, pois, PIPOCAS.
Como não vamos realizar um congresso só para ratificar este nome, fica assim e pronto. Nem mais é de esperar num país onde nem sequer o governo foi eleito.
Voltando ao início, já leram ou ouviram o comunicado do PCP ? Parece que Jerónimo de Sousa vai mesmo ser o futuro secretário-geral daquele partido.
Claro que têm todo o direito de escolher Jerónimo de Sousa para liderar o partido. Também o PSD escolheu Santana Lopes e o PS elegeu José Sócrates.
Três escolhas ambíguas, discutíveis, sem esperança nem emoção. Lembram-se de Sá Carneiro, Soares e Cunhal ? Meu Deus, até onde iremos descer ?
Nenhum destes homens é, aparentemente, aquilo que o seu partido mais precisaria. Ou mesmo aquilo que o país exigiria. Mas todos eles são, certamente, aquilo que os seus partidos merecem actualmente... e, se calhar, o mesmo se aplica quanto ao país.
Já notaram que continua a imperar o domínio da imagem, da comunicação social, do tipo que já tem um nome feito e conhecido ? Até o PCP já aderiu à moda de escolher um lider mediatizado e mediatizável.
Enfim, é assim que somos, que havemos de fazer ?
De qualquer forma, vai ser giro observar as discussões destes três candidatos à liderança do país ( mais dois que o terceiro, embora ), já que nenhum deles tem nada no seu interior parecido a um projecto estruturante, uma ideia de futuro, um sonho sequer.
Nada. Todos eles são especialistas do vazio mediatizado, da palavra ôca e sem sumo.
Vão ser mais uns anos perdidos, os próximos.
Uma vez mais, Portugal adiado.
Entretanto, viva o PIPOCAS !

Sem comentários:

Enviar um comentário