quarta-feira, outubro 06, 2004

VIDAS A PRAZO

A vida é, de facto, um contrato a prazo incerto. A minha e a do meu gato.
Há dois dias, quando fui ao veterinário pela 2ª vez numa semana por causa do “Cenoura”, as novidades não foram nada boas. Mesmo nada.
A minha filha e eu passámos lá um bom par de horas, o veterinário muito simpático a fazer análises sobre análises, e finalmente um diagnóstico : o bicho parece que é positivo na análise à FeLV ( que eu desconhecia ) e que é nem mais nem menos que ... leucemia felina.
Raio, até o nome assusta. Ficámos devastados.
O bichano ficou a soro, levou um antibiótico e mais um anti-inflamatório, ia pondo em pânico toda a gente na clínica com o seu génio de pequena fera e finalmente lá o trouxemos de volta para casa, esbaforido, assustado e um tanto ou quanto sujo. Quem é que na clínica conseguia lavar um leopardo daqueles ?
Bem, a FeLV é um vírus assustador para qualquer dono de gato. Não há cura, apenas há uma vacina contra isso, que ele até tinha : cremos que já tinha o vírus quando foi vacinado, proveniente da mãe.
Que fazer, agora ? A esperança de vida do bichano reduziu-se significativamente : pode durar meses, um ano ou três, mas não muito mais que isso... Como é que se lida com uma amizade a prazo ?
Primeiro, fiquei muito triste e em baixo, agora interiorizei e tenho certezas : tudo será igual para o futuro. Vou continuar a dedicar a mesma amizade que sempre tive ao Cenoura, até mesmo mais, sem pensar que um destes dias ela será interrompida. Vou olhar para ele como sempre. Que se dane o vírus e mais a análise fatal. Não sucedeu nada, o mais certo é o Cenoura ainda cá andar quando eu já tiver partido há muito ...
Afinal, não é esse mesmo mecanismo que usamos para com um ser humano ? Afinal, não são as nossas vidas, todas elas, um contrato a prazo incerto ?
Felizmente, fosse porque fosse, pouco depois de chegar a casa o bicho começou a mostrar o regresso do seu apetite normal ( que é muito, tipo Garfield ) e iniciou uma metódica "destruição" de comida, como quem precisa de recuperar o tempo perdido ! É completamente pateta, eu sei, mas eu e a minha filha entreolhámo-nos, quando vimos o bicho assim, e havia lágrimas nos olhos de ambos.
Lá se vai a minha imagem de duro ...
Bem, e é assim, agora : temos o Cenoura de volta, a sua alegria habitual quase recuperada, a par do seu apetite ...
Ele não sabe que é FeLV positivo, ignora que as suas defesas contra infecções oportunistas são muito reduzidas ... mas não vou ser eu a dizer-lhe, prometo-vos.
Há-de ser nosso amigo e ter a nossa amizade até ao fim. Até ao fim dele ... ou ao meu. Exactamente o mesmo que eu desejo que os meus amigos e amigas façam comigo.
Imitando Manuel Alegre, quanto ao seu cão, apetece-me dizer : Cenoura, um gato como nós !

Sem comentários:

Enviar um comentário