domingo, outubro 10, 2004

UM DOMINGO DIFERENTE

Hoje não foi um daqueles domingos de pijama, jornal e televisão. Bem pelo contrário, foi um domingo de surpresas e de sol a brincar por entre as núvens.
Soube-me bem, este domingo de Outono.

Claro que a companhia ajudou. E muito. Gente do norte. Raios de sol, gentis e gráceis.Gotas singulares de amizade nestes aguaceiros precoces e tristonhos. Pessoas simples e povoadas de sonhos, mãos estendidas aos outros.

Manhã ainda cedo, pelos meus parâmetros, e já deambulávamos pelo Museu de Arte Antiga, vasculhando entre pintores portugueses, flamengos, italianos, ourivesaria barroca, cerâmica vaidosa e turistas desengonçados de roteiros nas mãos. Para minha surpresa, o principio sacrossanto do utilizador-pagador não se aplicava hoje, as entradas foram grátis. O dr. Santana Lopes deve andar distraido ou está a preparar o discurso para amanhã, quem sabe ?
O que se calhar também o leitor não sabe é que o Museu das Janelas Verdes tem um pequeno serviço de restaurante no piso inferior, portas abertas para um jardim sobranceiro ao Tejo. Nem o serviço nem o estado de conservação do jardim ganhariam prémio algum, mas o local é simpático e tranquilo, convidando a uma conversa amena e descontraida.
Depois, o Tejo atraiu-nos, convidando-nos para um café, na esplanada do Café In.
Um pouco de vento. Os veleiros aproveitaram e levaram os donos para a água, eram dezenas, enganando o vento, inclinados, mostrando o preto abaixo da linha de água.
A tarde ia a meio quando decidimos uma incursão pelos terrenos de Belém.
Não que o Presidente nos tenha convocado, o chamamento foi mais dos pastéis. Aqueles polvilhados de canela, a besuntar os lábios, mornos e saborosos. Disseram-me que aquela casa vende cerca de 10.000 pastéis daqueles por dia. Imaginam ? Pois bem, hoje venderam 10.008, fiquem a saber !
E assim o domingo se fez sexta ou sábado, dia feliz, contra a rotina. Graças a esses meus novos amigos.
Viva a amizade, abaixo a minha preguiça e a solidão.
Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário