domingo, outubro 31, 2004

QUEM PERMITE - OU IMPEDE - O AUTORITARISMO SOMOS NÓS !

Leitor, alguma vez perguntou a si próprio como é que se faz para instalar um regime ditatorial num país qualquer, seja ele a Alemanha de Hitler, a URSS de Estaline, a Itália de Mussolini, a Espanha de Franco ou o Portugal de Salazar ?
Claro, vai-me responder que a força, a repressão, a violência desempenham um papel essencial nessa transformação. O que é verdade.
Mas há aspectos mais importantes a reter. Há circunstâncias que não podem ser escamoteadas, por mais incómodas que possam ser : a verdade é que qualquer ditador se ergue sobre o silêncio, a cobardia e o egoismo da imensa maioria das pessoas. No início destes processos, o ditador não dispõe, regra geral, de força física ou política para amordaçar uma nação inteira. O que faz, então, é identificar alvos parcelares, bem seleccionados e procura eliminá-los, tão silenciosamente quanto possível. Se a reacção for diminuta ou controlável, o candidato a ditador repetirá o processo em relação a outro alvo, com os mesmos pézinhos de lã ...
Entretanto, muitos cidadãos notam essas iniciativas e pode acontecer que encolham os ombros, convencidos que não é nada com eles. Outros calam-se porque pura e simplesmente têm medo e nunca farão nada que afronte o poder. Poder nenhum. Outros ainda resolvem alinhar com o ditador tirocinante, na mira de umas migalhas que vão caindo...
E o ditador em potência continua a sua marcha, cada vez mais forte e impune. E cada vez mais cidadãos se calarão, por medo, egoismo e conveniência. E cada vez mais será dificil a alguém erguer a voz e denunciar o ditador.
Até que, sem se dar por isso, o candidato já não é candidato, é mesmo ditador. Colocou gente da sua confiança nos locais que controlam a opinião pública, distribuiu benesses criteriosamente a pessoas que lhe irão retribuir os favores, intimidou a maior parte da população e fez calar, com maior ou menor violência, os poucos que tentaram desmascará-lo.
Nesta altura, quem disser mal dele é subversivo e traidor á Pátria, está concluido o processo.
Percebido, leitor ? Se é que tinha duvidas quanto a este mecanismo...
Pois bem, qual é a moral da história ?
É muito mais fácil impedir um tiranete de chegar a ditador do que desalojar um ditador encartado. Para impedir essa progressão, basta NÃO FICAR COM MEDO E CONTINUAR SEMPRE A DENUNCIAR TODAS AS TENTATIVAS PARA NOS CALAR.
Por isso, leitor, em toda a parte, no trabalho, no café, no bar ou até ... na cama, seja com quem for que se encontra, não deixe de afirmar a SUA verdade. Mesmo que lhe chamem chato. Mesmo que a voz lhe doa. Mesmo que a pessoa injustamnete perseguida não seja da sua simpatia ou da sua cor política ou do seu partido.
Seja qual for a sua opinião, por favor, NÃO SE DEIXE NUNCA AMEDRONTAR E CALAR !

Sem comentários:

Enviar um comentário