terça-feira, março 29, 2005

HOJE ESTOU NUMA DE INTELECTUAL !

Se hoje parecer um pouco pedante ou fora do meu registo habitual, peço desde já desculpa ao leitor. Mas leiam, não se vão já embora, isto não é assim tão chato como pensam ...
No PÚBLICO de hoje, Eduardo Prado Coelho ( EPC ) lembra Jean Paul Sartre, a quem chama o intelectual dos intelectuais , tanto no título da crónica como no seu final, em jeito de conclusão, lembrando embora figuras contemporâneas de Sartre, e que dele divergiam, como Michel Foucault ou Raymond Aron.
É claro que a figura de Sartre foi omnipresente, na geração de EPC ( que é a minha, mais ou menos ). Sartre multiplicou as suas actividades pelas obras de filosofia, teatro, jornalismo e política, pelo menos. Sartre foi uma espécie de ícone do pensamento de esquerda para várias gerações. Sartre era um homem com um apetite voraz pelo reconhecimento público, pela notoriedade. Sartre foi, de facto, um intelectual com uma influência enorme no seu tempo.
Contudo, quem conheça os aspectos mais pragmáticos da vida de Sartre, sabe que ele foi obrigado a fazer “cambalhotas” diversas, tentando acomodar as suas ideias á realidade que ia sendo conhecida. Frequentemente errou análises políticas, desprezou ou não viu nenhuma ameaça em fenómenos como o surgimento do nazismo, com Hitler, tentou justificar os campos de concentração soviéticos ( os gulags ), não se importou nada de permanecer na França ocupada pelos nazis na 2ª Guerra Mundial ( enquanto R. Aron, por exemplo, fugiu para Inglaterra e combateu de lá, como pôde, os alemães ) e mais uma série de actos falhados, errados, incoerentes ...
Conheci Sartre durante o PREC, quando veio a Portugal tentar perceber in loco o que tinha sido a Revolução dos Cravos. Eu ainda não tinha 30 anos e Sartre estava velho, viria a falecer pouco tempo depois. Ele fez perguntas, teceu comentários, deu conselhos : achei-o meio tonto, incoerente, sem ter percebido o que estava a ver ( insistia nos soldados, que eles é que deviam fazer isto e aquilo, etc ... ).
Bom, não liguem á minha opinião, atentem só nos outros factos que vos contei.
Agora reparem : que estranha noção de intelectual é esta, que faz Eduardo Prado Coelho chamar o intelectual dos intelectuais a um homem que quase nunca percebeu a realidade que o cercava ( lembrem-se que Sartre era sociólogo, hem ... ) e cujas apostas na mudança da sociedade foram quase sempre falhadas ??
Aparentemente, somos tanto mais intelectuais quanto maiores forem os nossos erros ao teorizar sobre a sociedade e a sua mudança. Desde que publiquemos uma data de livros, façamos artigos em jornais e revistas e andemos pelo mundo fora a "mandar" bocas. E desde que saibamos também cair nas boas graças dos auto intitulados revolucionários de todo o Mundo.
Ah, antes que me acusem : eu até gostava ( e gosto ) de Sartre e li dele muita coisa. Mas, como dizia o maluco á porta do manicómio, "sou maluco mas não sou estúpido !".

Sem comentários:

Enviar um comentário