terça-feira, março 08, 2005

PARA GANHAR, É PRECISO LUTAR !

Hoje, a propósito do Dia da Mulher, vários pensamentos atravessaram os meus neurónios, ou o que deles ainda resta. Pensei na evolução, relativamente recente, dos direitos da Mulher, muitos deles ainda hoje por alcançar em pleno na nossa sociedade. Pensei nos direitos dos trabalhadores, como têm vindo a mudar ao longo dos ultimos séculos. Pensei sobretudo nas alterações dramáticas que tiveram que ocorrer, para que tais direitos viessem a ser admitidos e respeitados. Pensei, mastiguei e vejam lá se concordam comigo em duas grandes ideias fundamentais :

Nas relações entre seres humanos, a lógica do aproveitamento de muitos, para benefício de alguns, tem sido uma constante ao longo da vida do ser humano. Ou seja, apesar do que é afirmado por religiões e doutrinas políticas, o ser humano, no seu enquadramento normal na sociedade, não se regula por critérios de solidariedade e de respeito pelos outros seres humanos, mas antes pela defesa dos seus interesses pessoais e privados.

Os direitos de largos sectores de seres humanos apenas foram conquistados pela luta, unindo esforços e obrigando os sectores dominantes da sociedade a reconhecerem esses direitos. Nunca nenhum direito foi oferecido, todos foram conquistados, através da pressão e da força social e política, com maior ou menor sacrificio.

Hoje é o Dia da Mulher. Aproveitemos para reflectir nas lutas que foram necessárias para que tivessem o seu lugar de direito na sociedade, para que pudessem votar, trabalhar, filiar-se em sindicatos, dispor do seu corpo, decidir se fazem ou não aborto e todas as outras coisas ...
Pensem nisso, pensem naquelas duas ideias fundamentais que acima descrevi - se concordarem com elas, claro - e decidam se é preciso muito mais para se ser de esquerda, fundamentadamente, num mundo que ainda tem tanto para mudar ! É que nas grandes alterações que se verificaram na vida das Mulheres ( assim como nas outras alterações ) , que eu saiba, nunca a Direita foi uma aliada : muito pelo contrário, foi sempre a Direita que, sob diferentes rostos, se opôs a essa mudança, por vezes com uma violência tremenda.

Aqui fica a minha homenagem à Mulher, neste dia, da mesma forma que já o fiz em vários outros dias. Convêm, contudo, que nos lembremos sempre do que foi preciso fazer, ao longo dos tempos, para que as coisas sejam como hoje são. E mais : convem perceber quem foram os aliados, ao longo desse processo, e quem foram os inimigos. Para que não existam ambiguidades e confusões.

...

Sem comentários:

Enviar um comentário