sexta-feira, março 30, 2012

SÉRIO ? É PRECISO ASSIM TANTO ESFORÇO ?

Não consigo perceber os meus concidadãos, muitas vezes. Pessoas com todas as condições e qualificações para serem sensatas e equilibradas dizem as coisas mais espantosas, quando nos situamos no domínio dos interesses partidários. E, acrescente-se, no domínio da defesa das suas escolha pessoais.
Ora sejamos honestos e simples : é preciso algum esforço, entre os portugueses, para demonizar Sócrates ? Ele, coitado, pessoa tão simples e humilde, não fez nada para isso ??
Deixemo-nos de tretas e de defender as nossas atitudes pessoais à posteriori : Sócrates, no meu universo conhecido de pessoas que se movimentam nos circuitos ditos políticos, é a pessoa que mais esforços fez, sem a ajuda de ninguém, para se tornar odiado e odioso. Nunca vi ninguém que reunisse, a determinada altura, tamanha coincidência de ódios e ressentimentos. Como político e como ser humano. É falso isto que afirmo ?
O senhor tinha ( tem ) uma concentração única de "qualidades", poucas vezes presentes em alguém. Uma mistura explosiva de auto-confiança e sobranceria, de teimosia inflexível e falta de pudor, de desprezo pela opinião alheia e de convicção exageradíssima das suas próprias virtudes. Digam-me lá então se é preciso alguém fazer muito esforço para o demonizar ?
Adicionem a tudo isto uma impreparação notória para a governação ( ao contrário da sua própria crença de que seria sobre-dotado ... ) e uma enorme insensatez, e terão os condimentos da matéria explosiva.
Mais : junte-se a este cozinhado o estado do país quando se começaram a fazer contas, as quantidades tremendas de dinheiro que foram "transferidas" para as grandes empresas, em jogos absurdos de parcerias privadas ( de publicas só tinham o dinheiro a pagar ), em sonhos pacóvios de energias eólicas e fotovoltaicas ( que exigiam ao contribuinte uma pagamento em duplicado a outras formas de energia ), em outros devaneios de grandeza e de "deixar obra" como no caso do TGV e do novo aeroporto e teremos o retrato completo de um senhor a quem nunca deveria ter sido permitido brincar aos estadistas.
Doa a quem doer - como por exemplo aos seus sustentáculos dentro do partido, por esta ou aquela razão - Sócrates foi um digno continuador da inépcia e falta de visão governativa de um Cavaco no seu melhor. Com uma diferença : tinha menos dinheiro para gastar e fez tudo como se tivesse muito.
Demonizar Sócrates ? Não é possível, ele foi um pequeno "demónio" ( pequeno por causa do inglês técnico, apenas ) por ele mesmo, demonizou-se por mérito próprio, não precisa que ninguém faça isso por ele.



Sem comentários:

Enviar um comentário