domingo, março 18, 2012

LIBERALISMO NÃO É A MESMA COISA QUE DESVIO DE DINHEIROS PÚBLICOS.

De vez em quando, há que regressar ao início das coisas, aos princípios fundamentais, para que não subsistam equívocos e confusões. Os americanos incentivam esta atitude, lembrando muitas vezes "back to the basics".
É isso mesmo.
A grande confusão de algumas pessoas deste nosso pequeno rectângulo é entre opções políticas e ou ideológicas, legítimas em democracia, e opções entre a honestidade e a falta dela. Vejamos : ser liberal ou mesmo ultra liberal em política não é um crime. Pensar que o papel do Estado no país deve ser reduzido ao mínimo e que todas as actividades susceptíveis de gerar lucro devam estar no sector privado é uma forma de pensar legítima.
Já não é legítimo, nem sério, tratar os dinheiros públicos com displicência ou mesmo uma forte inclinação para os "entregar" ao sector privado.
Repito : isso não é política, é crime, é um roubo a todos nós. O dinheiro público não é do Estado, é dinheiro de todos nós, é dinheiro que nos tiram da algibeira através dos impostos. Insisto, há uma diferença entre opções políticas e entre seriedade e desonestidade.
Para mim, expliquem-me o que quiserem, pagar uma compensação a uma empresa privada, por algo que não sucedeu, conscientemente, deveria ser investigado pela Promotoria Pública. É um desprezo manifesto pelos verdadeiros donos daquele dinheiro, nós todos.
Um grupo económico oferecer de mão beijada um grande "emprego" ao homem a quem o nosso Governo incumbiu de fiscalizar e assessorar as privatizações e as PPP é ... surrealista, tal a falta de sentido ético envolvido. Diz o senhor primeiro ministro que não há incompatibilidade legal ou política : pois não, o que há é um enorme desrespeito por todos nós, o que parece que já não conta.
Deixar "cair" um secretário de Estado, só porque a EDP não gostou que ele tentasse defender os nossos bolsos da avidez daquela empresa revela outra vez desprezo por todos nós e submissão ao senhor dinheiro.
Andar a fingir que se faz alguma coisa em respeito às PPP é outra aventura : o respeitinho aos nossos amigos do dinheiro é muito bonito e mais vale cortar nos vencimentos dos mesmos do costume do que recuperar uns milhões aos gulosos.
Para evitar mal entendidos : o senhor Sócrates horrorizava-me porque esta que agora retrato era a sua postura habitual. O actual governo não vai por melhores caminhos, ao que tudo indica.
Acabo como comecei : diferenças ideológicas ou políticas são uma coisa, outra coisa é chamar parvos a nós todos e andar descaradamente a maltratar dinheiro nosso.
O Código Civil tem nomes para essas coisas, embora só se apliquem a nós e nunca a eles.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário