sexta-feira, março 23, 2012

OS SINAIS DA REVOLTA

Estudam-se, há muitos anos, às condições materiais e psicológicas de eclosão das crises nas sociedades, até ao aparecimento dos primeiros sintomas de rotura do tecido social. Por outras palavras, há fenómenos que prenunciam o surgir da violência.
Os nossos governantes, quanto a estas questões, demonstram uma indiferença ( para não dizer ignorância ) extrema. Para eles, o escudo da lei protege-os e torna-os imunes à ira dos outros.
Ora a verdade é que não é bem assim. A história de Portugal mostra-nos muitas ocorrências de tumultos graves, de tentativas de revoluções e mesmo de golpes bem sucedidos antecedidos de muitos "avisos" a que ninguém ligou.
Nos ultimos tempos, o governo tem acumulado várias situações muito delicadas, gravemente ofensivas da paz social sem sequer parecer consciente dos riscos envolvidos. É natural, claro, uns andam atarefados a controlar os gastos e a fazer cortes, outros dedicam-se a fazer negócios, não há tempo nem paciência para tudo.
Mas as coisas vão fervendo, lenta e inexorávelmente, fiquem a saber.
Com a minha experiência, afirmo que aquela intervenção da polícia durante a greve geral, é extremamente reveladora do grau de raiva, desorientação e falta de enquadramento no seio da mesma polícia. Na verdade, não deve ser mesmo nada fácil ser polícia nestes tempos, amigos ...
Não estou a desculpar as acções exageradas e totalmente tontas da responsabilidade da PSP. O que vos estou a dizer é que elas são reveladoras de um estado de espírito que nunca deveria existir no meio deles.
E por falar em polícia, que se passará no meio militar ? E nos funcionários das finanças ? E nos outros funcionários todos do Estado, professores, juízes, médicos ? Já pensaram bem na redução terrível no desempenho destas pessoas, todos os dias assaltados por indignações e humilhações ?
Nem quero pensar no clima lindo que se vai viver quando, em Junho ou Julho, notarmos mesmo o roubo que nos fizeram. Enquanto, em simultâneo, é só milhões para o BPN, as PPP, os grandes grupos económicos que aprisionaram o nosso país e as nossas carteiras.
Senhores do governo, atentem bem nestas situações. Não se esqueçam que os portugueses são de brandos costumes ... só até perderem a paciência !
.

Sem comentários:

Enviar um comentário