terça-feira, março 20, 2012

OS GRANDES LIDERES POLÍTICOS

Ouvem-se por aí muitas vezes afirmações caridosas, do género "o poder local é o verdadeiro baluarte da democracia em Portugal".
Nunca padeci desse verdadeiro delírio que faz as pessoas acreditar nesta afirmação. É verdade que muitos melhoramentos foram introduzidos em muitas terrinhas deste nosso país, falta é saber a que custo. Falta é descontar a essas maravilhas a profusão de rotundas estúpidas e outras obras que só interessam ao orgulho e amor próprio do sr presidente de câmara.
A própria filosofia de investir dinheiro para poder ser reeleito, usada pela grande maioria dos autarcas, é prova de que o poder local está longe de ser uma benesse dos Deuses para as populações locais. Eu diria mesmo mais, fazendo possívelmente zangar alguns dos meus escassos ( mas bons ! ) leitores : o chamado poder local é o verdadeiro repositório de todas as misérias humanas ( morais e profissionais ) dos portugueses. O poder local tem sido bem mais caciqueiro e esbanjador que o poder político central, e este, como se sabe, não tem sido propriamente um modelo de virtudes cívicas no uso dos dinheiros públicos.
Enfim, Portugal é o que é. Viemos a saber agora que, depois das dívidas da Madeira, à volta dos 6.000 milhões, as dívidas das Câmaras Municipais atingem os 12.000 milhões !!
Espantoso. Não nos bastava o "falso engenheiro" e outros, agora temos mais uns 300 e tantos "artistas", a fazer parvoíces e a virem-nos às algibeiras.
Confesso que estou farto desta gente. Chego a admirar e a desejar a contenção e a "avareza" de Salazar, para quem só era permitido fazer uma despesa pública se houvesse dotação orçamental. Qual pedir aos bancos qual carapuça, o homem era inflexível e se não havia "massa" não havia obra.
Pergunto a mim mesmo, nestes ultimos quase 40 anos, quem foram os inteligentes que permitiram os desvios a estas normas e autorizaram toda a gente a endividar-se.
Aquilo que se vê é simples de entender : não há nenhum organismo público com autonomia financeira que não se tenha endividado até à medula ! Com poucas excepções, como meia dúzia de Câmaras no país ( entre elas o Porto ), com as contas em ordem.
É por isso que um destes dias, ao ouvir António J Seguro afirmar que irá voltar à regionalização logo que oportuno, ia morrendo de riso e tristeza ... Isso, isso, mais uns quantos a endividarem-se, é mesmo disso que estamos a precisar ...
Temos grandes lideres políticos, sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário