segunda-feira, outubro 25, 2010

SOMOS MESMO NABOS, CARAÇAS !

Não é nada difícil acreditar nesta notícia. Já muitas vezes escrevi que, em Portugal, ninguém parece saber o que fazer para que a economia cresça. Também não é nada difícil perceber porquê, muita gente tem vindo a alertar para isto de há muitos anos para cá. Não produzimos muitas coisas e, das que produzimos, raras têm elevado valor acrescentado. Como se sabe - mas muitas vezes se finge ignorar, porque dá jeito - a produtividade varia linearmente com o valor de mercado daquilo que se produz. Se eu conseguisse vender pêra Rocha com a mesma margem de Mercedes ou BMWs teria o problema do País resolvido. Mas nós não produzimos automóveis, nem software, nem vendemos petróleo. Não temos um sector decente de pescas nem agrícola, os que tínhamos trocámo-los por um prato de lentilhas da Comunidade Europeia. O nosso sector têxtil, tradicionalmente mal equipado e sobrevivendo á custa de baixos salários há muito que foi destruído pelos chineses e afins. Alguns sub-sectores de componentes electrónicos para automóveis e computadores têm vindo a sair do País, atraídos pelos baixos custos da mão-de-obra oriental ou da Europa de leste. O que nos resta ? O turismo ? O sector de moldes para plásticos ? Curto, muito curto.
O que temos feito para virar esta realidade do avesso ?
A verdade é que muito pouco ou nada. Dir-se-á que o Governo pouco pode fazer, num país com um tecido empresarial tão pobre e desqualificado como o nosso e uma banca tão desgraçadamente virada para coisas como o crédito à habitação ou o crédito a casamentos de luxo e tão pouco dedicada ao financiamento da actividade empresarial.
Até estaria disposto a concordar um pouco com essa ideia, não fosse um raciocínio simples : se este ou aquele governante não é capaz, se se sente impotente para ajudar a mudar os destinos do país ... porque não se demite ? Porque hão-de insistir em nada fazer ? Apenas para ocupar um lugar de prestígio, de onde pode ajudar a malta amiga e a clientela do seu partido ?
Se não são capazes - e não são, como se vê - porque razão não se demitem ?
... é que, graças a essa falta de seriedade e honestidade, andamos a brincar aos países há muitos anos !
Sou levado a concluir, embora de uma forma atrozmente mordaz, que Guterres e Durão Barroso foram os únicos a fazer o que deve ser feito : sair, quando nada se consegue resolver.
Antes isso que isto, embora ultimamente o seguinte seja sempre pior que o anterior !!

Sem comentários:

Enviar um comentário