quinta-feira, outubro 28, 2010

A ARTE DA ILUSÃO

Quase todo o Portugal pensante tem andado preso à novela do acordo-não acordo-talvez afinal acordo do PS com o PSD.
Aí está. Ilustra bem aquilo que penso e me tenho esforçado por escrever. Não me interessa para nada esse acordo. O PSD está condenado a deixar passar o orçamento e é o que vai fazer. Nesse caso, porquê toda esta excitação com o raio do acordo ? Se existir um acordo vai mudar significativamente a situação ou tornar bom um orçamento de desastre ? Claro que não. Então ?
Repito : este é o problema de sempre, este é o mal que sempre vi acompanhar os nossos políticos, mesmo os das outras gerações : a incapacidade de pensar e liderar o país em direcção a um porto seguro.
Então, não seria melhor andarmos já a discutir mas é o que vamos fazer a seguir, durante 2011 e 2012 e anos seguintes ? Como vamos conseguir uma boa execução orçamental em 2011, com este Governo, se já este ano não conseguiram uma redução da despesa muito menor ? Que garantias dá este Governo de fazer algo por este País ?
Mais : que raio vamos fazer em 2012, para descer o défice de 4 ou mais provavelmente 5 % para 3% ? Outro corte salarial, mais sangue ?
Quando vamos repensar a estrutura e organização do nosso Estado e fazer emagrecer essas incontáveis empresas municipais e institutos e afins ? Quando vamos obrigar o nosso Governo (outro porque este já não vale a pena o esforço ) a executar essas mudanças ? Quando vamos discutir o que podemos fazer para ajudar o tecido produtivo do país a reformular-se, a reconstruir-se, a crescer ? Quando vamos apostar nesta ou naquela direcção de crescimento e jogar tudo nessa estratégia ?
Quando vamos discutir o que queremos e podemos ser no conjunto dos países da Europa?
E depois de discutir e decidir, quando vamos adoptar políticas de incentivos, financeiras e fiscais, para fazer o País guinar para esse lado ?
Será pedir muito ?
Será impossível escolher e votar em pessoas preocupadas com essas coisas e não com fatinhos caros e carros topo de gama ?
Leitores, amigos : façam-se ouvir, digam a esta gente que estão fartos e querem vê-los a merecer o dinheiro que lhes pagamos ! Falem, gritem, chamem-lhes nomes ou sejam educados, mas mostrem que estão fartos desta forma de desgoverno, deste fingimento, desta incompetência !
Se não fizerem nada disso, aviso : preparem-se para mais sangue no 2º trimestre de 2011.
Vão ser tempos difíceis e duros, arranjemos gente competente para pilotar o barco em águas revoltas, não deixemos o leme nestas mãos amadoras e incompetentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário