quarta-feira, outubro 20, 2010

O CUSTO DA INCOMPETÊNCIA

O que mais me custa, neste verdadeiro terramoto que nos está a cair em cima, é ninguém responsável nos vir dizer o que aconteceu e porquê, e muito menos dar um vislumbre de esperança no futuro, explicando qual é a “táctica” para sairmos do “buraco”.
Tudo está a suceder como se fosse uma inevitabilidade, como se tivesse mesmo sido um terramoto, do qual ninguém tem culpas.
É extraordinária esta desfaçatez, esta falta de sentido das responsabilidades, este assobiar para o lado.
É a crise a culpada, dizem.
A crise ??
Mas então não foi uma crise das instituições financeiras, dos bancos ? Não foi a ganância desses loucos ávidos de dinheiro que precipitou o Mundo nesta crise ?
E se foi, como parece que foi, porque carga de água somos nós a pagar ?? Como é que os causadores da crise continuam impávidos e serenos, com lucros de muitos milhões, a pagar 5 ou 6% de impostos, enquanto a mim me tiram cada vez mais ??
É ou não verdade que o Governo meteu no BPN qualquer coisa como 4.000 milhões de euros, verba suficiente para reduzir o défice este ano ? E se é verdade, quem lhes deu autorização para fazer isso ?
E agora, que história é esta de andarmos a dar ao doente paninhos quentes, para ver se acalmamos os mercados ?
Os mercados ??
Mas que raio de entidade mítica é essa que nos está a governar, na realidade ? Então dantes era a mão invisível e agora são os mercados ??
E esses senhores dos tais mercados, que se aproveitam das debilidades dos povos e das imbecilidades dos seus governantes, não podem ser regulamentados, disciplinados ?
Então se há o risco de um país ir à ruina e não honrar o pagamento da sua dívida soberana, com mais 3 ou 4% nas taxas de juro esse risco já não é grave ?? Ou tudo isto do custo do risco é uma grande treta e trata-se apenas de especulação, com todas as letras ? E, se assim for, não será mesmo melhor a intervenção do FMI, já que as taxas desses pelo menos não são especulativas ?
E que faz a Europa, com o seu conjunto de políticos medíocres e incompetentes ? Traça uma estratégia de futuro ? Preocupa-se com o desenvolvimento de amanhã ?
Não, apenas vê o défice, apenas está preocupada com o défice, as pessoas que se lixem.

Meus caros amigos, talvez agora vejam os meus motivos. Talvez agora desculpem a minha obsessão anti-Sócrates e anti-mediocridade geral dos políticos. Agora ficou visível ( e palpável ) o custo extremo que todos vamos pagar por esta incompetência generalizada.
Pessoalmente, não me agrada nada ter razão e termos ido bater no fundo como eu receava há anos. Nada disto me agrada, como é natural, mas nada disto me surpreende. Vantagens da idade e de alguma experiência por esses meandros da vida.
O que me espanta, isso sim, apesar de tudo, é a desfaçatez, a tranquilidade, o “não tenho culpa nenhuma nisto” destes senhores.
Isso, sim, espanta-me e indigna-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário