terça-feira, dezembro 07, 2004

A MAGIA DAS LUZES

Acho que já o disse, pelo menos no ano passado : não gosto muito do Natal, pelos clássicos motivos da solidão e da inveja da alegria dos outros. Bem sei que há muitos como eu, e que a alegria de outros é mais fingida ( ou convencionada ... ) que sentida. Mas ainda assim, não gosto.
Deveria existir um Natal para as pessoas sós ou de famílias incompletas e pequenas. Afinal, toda a gente sabe que são cada vez mais as famílias nestas condições, pelo que seria uma medida bem acolhida, pela certa! O Natal das Famílias Incompletas. O presépio poderia, por exemplo, não ter o S. José, nem a vaca e o burro. Enfim, só sugestões valiosas que aqui deixo a quem de direito nesta questão do Natal.
Mas apesar destas minhas reservas, a verdade é que há coisas no Natal de que sempre gostei. Coisas simples. Como ficar deslumbrado a olhar as pequenas luzinhas com que decoramos as nossas vidas neste tempo. Luzes brancas, amarelas, azuis, verdes, fixas ou a piscar, made in Taiwan ou China. É algo de mágico, esta ingenuidade de homens e mulheres, presos nas luzinhas, esquecidos temporariamente das suas lutas e dos seus problemas. Poucas coisas conheço tão tranquilizantes como uma simples árvore de Natal, mesmo artificial, cheia de luzinhas a apagar e a acender ... Vá, montem uma em vossa casa e percam-se na contemplação das vossas memórias, ou dos vossos sonhos de futuro, enquanto olham as luzinhas do Natal e bebem um golo de qualquer coisa quente.
Aproveitem. Embora digam que o Natal é quando um homem quer, não acreditem : Natal só é uma vez em cada ano e apenas enquanto não decidirem acabar com ele, já que está a dar pouco lucro. Qualquer dia fecha ou é deslocalizado, mas, por enquanto, a magia ainda funciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário