sábado, dezembro 25, 2004

NATAL 2004

O dia de Natal deste 2004 está a chegar ao fim. Como sempre, deixa um sabor a desilusão atrás de si.
O Natal é isto ? - perguntava-me eu nos meus dez ou onze anos.
Pergunto-me ainda hoje.
É, é apenas isto.
Uma ocasião passageira, uma convenção bonita, uma espécie de sedativo anual das nossas consciências culpadas. Uma vez por ano fingimos que somos bonzinhos, que amamos não só a nossa família como o resto do Mundo, fingimos que homenageamos o Menino que havia de ser Homem ...
E contudo, apesar de tudo, há sempre uma magia especial que não sei de onde vem. Talvez das memórias de mil presépios de barro inventados, em miudo. Talvez do cheiro do musgo quando o arrancava da terra ou das árvores. Talvez dos olhos extasiados de esperança de milhões de putos em todo o Mundo. Sei lá.
Este Natal foi a três. A minha filha, o Pipoca e eu. Divertimo-nos, partilhamos com ele o perú estaladiço e saboroso e, por fim, até o deixei saciar a sede no meu copo de água ...
Porque não ? Afinal, é Natal, não é ?
E você, leitor ? Como passou este dia ?


Sem comentários:

Enviar um comentário