segunda-feira, julho 26, 2004



Ainda os fogos de Verão.
Desta vez, mais a sério que ontem.
Li hoje que o nosso Governo pediu auxílio à EU ; no seguimento desse pedido a Grécia ( a Grécia !!!! ) vai enviar para cá dois aviões Canadair ...
Amigos : todos os anos é esta história. Toda a gente se interroga porque motivo Portugal não adquire uns quantos Canadair, aqueles aviões bimotores que largam grandes quantidades de água e depois vão reabastecer-se outra vez a barragens, lagos ou até ao mar, se estiver calmo. Não devia ser dificil para quem construiu 10 novos estádios de futebol. Mais : talvez não saibam, mas aqui não há muitos anos a nossa Força Aérea tinha um kit de combate a fogos que era instalado num C-130, um tanque cheio com uma mistura líquida de eficácia muito superior à simples água. Foi abandonada a ideia, porque a Força Aérea cansou-se de ter o avião preparado sem que o Serviço Nacional de Bombeiros o requisitasse, em épocas de fogos intensos.
Proponho-vos as seguintes linhas de raciocínio :

--> porque razão Portugal não compra pelo menos dois ou três Canadair, quando se vê que são indispensáveis todos os anos e que o seu custo seria rapidamente amortizado ?

--> porque razão esse C-130 da FAP com o kit de combate a incêndios deixou de ser utilizado ?

--> quem terá vantagens económicas com o facto de Portugal ( o Estado ) não possuir esses meios e ter que estar sempre a pagar o seu aluguer ( caríssimo ! ) ? Quem estará ligado a essas actividades directamente interessadas na industria do combate ao fogo ?

--> Será que não há interesses económicos que lutam, por detrás das cortinas, pela manutenção deste caos e a quem não interessa nada que o Estado possua meios aéreos próprios de combate aos fogos ?

--> Ou será, em alternativa, que as pessoas ligadas a este problema em vários Governos anteriores são todas incompetentes, medrosas ou cegas ??


Bem sei que este calor sahariano não convida muito a grandes esforços mentais ... mas, co’os diabos, são só dois micro-segundos de raciocínio !
Vá lá !

Sem comentários:

Enviar um comentário