terça-feira, julho 27, 2004

QUERIAM LIMPEZA DO CADASTRO, NÃO ERA ? ...

Um destes dias, e a propósito dos fogos, perante as críticas ao Governo, comentava um dos novos Ministros : “Este Governo tem apenas oito dias ! “
Entenda-se nas suas palavras : não somos responsáveis pela situação, não fomos nós que fizemos ou deixámos de fazer alguma coisa.
À primeira vista, pode parecer que o referido senhor tem toda a razão.
Mas é só à primeira vista.
A verdade é que se este Governo se reclama da mesma fonte de legitimidade que o anterior, o de Durão Barroso ( as ultimas eleições legislativas ) então a sua responsabilidade política deve ter a mesma data de origem que a sua legitimidade. Ou seja, este não é um Governo diferente, é apenas um Governo de continuação. Melhor ainda : este Governo é responsável por tudo aquilo que o anterior fez e não fez.
Se não gostarem desta situação, então arranjem a sua própria legitimidade e não se sirvam da mesma que o Governo anterior.
Em suma : é falso que este Governo tenha apenas 8 dias de funcionamento. Na verdade, tem bastante mais que 2 anos !
E para quem duvidar desta minha argumentação : se assim não fosse, como poderia o eleitorado julgar um Governo, no final de uma legislatura ? Bastaria que o partido mais votado dividisse em dois o período da legislatura : na primeira metade funcionava o governo “mau”, das medidas duras e impopulares; na parte final, entrava o Primeiro-Ministro bonzinho, com medidas mais suaves e pacíficas, para que os eleitores esquecessem as outras medidas ....
Simples, não era ?
Não se deixem enganar, portanto. Este Governo É o outro, se a sua legitimidade é a mesma, e deve responder por tudo aquilo que o Governo de Durão fez e deixou de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário