sexta-feira, abril 02, 2004

HOJE NEM ACREDITAM : VOU LOUVAR UMA INICIATIVA !
Tenho a certeza de que já experimentaram ir tratar de um assunto qualquer a uma repartição ou direcção-geral ou coisa no género. A quantidade de certificados, atestados, declarações, impressos e selos é absolutamente um TERROR !!
Neste país pequenino, de gente desconfiada e vigarista, nada se faz sem um papel com muitas assinaturas e carimbos a CONFIRMAR aquilo que se declara. E como são muitas as coisas a confirmar, os papéis são aos milhões, claro. Para grande gozo de muitos funcionários zelosos, aos quais esses papéis emprestam autoridade, e não poucas vezes, um acréscimo salarial também ...
Não sei se os mais distraidos já perceberam, mas a entrada dos computadores para a Administração Pública está a provocar neste estado de coisas uma autêntica revolução, lenta e silenciosa, mas inexorável. As Lojas do Cidadão, a pouco e pouco a espalharem-se por todo o território, espelham isto que afirmo. A concentração num único local de variados serviços dantes espalhados por toda a cidade só foi possível com a informática associada às telecomunicações e com um enorme esforço de reorganização do “back-office”, ou seja das tradicionais formas de trabalhar entre nós.
Apesar de tudo – e com isto quero dizer que apesar de muita gente dos sucessivos governos sem visão nem entusiasmo – existem pessoas no nosso país que têm procurado introduzir modernidade e eficiência em alguns sectores da vida nacional.
O que nem sempre é fácil, dado que nem sempre encontram vinda de “cima” a receptividade desejada e os recursos indispensáveis.
Mas, apesar de tudo, já se podem pedir certidões pela internet, entregar as declarações de IRS, fazer concursos públicos ( o dos professores, este ano, correu MUITO mal por nítida falta de cuidado e saber na preparação e na criação de condições ), consultar muita legislação, fazer a importação de impressos, etc, etc ... Devagar, mas está-se a melhorar, sem dúvida.
Foi inaugurado recentemente o Portal do Cidadão. É esta a placa giratória de eleição entre a administração pública e o cidadão. A proliferação dos serviços à disposição do cidadão, neste portal, servirá bem de indicador para a evolução de que estou a falar. É , pois, uma iniciativa a acompanhar.
Poderão ver este portal AQUI e depois colocá-lo nos vossos Favoritos.
Para vos aguçar o apetite, e ao mesmo tempo ilustrar o esforço que é preciso fazer, falo-vos do serviço que este portal já tem em funcionamento : mudar a direcção do cidadão em vários organismos do Estado e privados ao mesmo tempo, desde a morada fiscal até á Via Verde passando pelos fornecedores de electricidade e água ...
Através do Portal o cidadão escolhe os organismos/empresas onde quer ver alterada a sua residência, faz o download de um impresso e depois .... ( e aqui reside ainda uma debilidade do sistema ) deve ir com o impresso a uma Loja do Cidadão e apresentar o seu BI, para provar que é quem é ... e é tudo ! Ou seja, vai a um lado em vez de ir a seis ou sete.
Já não é nada mau, hem ???
Porém, não faltará muito para podermos fazer tudo isso sem mesmo ir com o BI á Loja do Cidadão. Uma simples chave a fornecer a cada cidadão pode resolver o problema. Tal como o IRS já faz, talvez com um pouco mais de cuidado.
Ou seja ... hoje uma palavra de esperança : nem tudo está perdido neste nosso país

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