segunda-feira, abril 26, 2004

O 25 DE ABRIL JÁ ME CANSA ...

Nós, portugueses, somos uma cambada de gente mesquinha, doentia, saudosista, preguiçosa e piegas. Esqueci-me de alguma coisa ? Ah, somos também irremediavelmente invejosos.
O 25 de Abril ? Mas que raio de importância tem HOJE o 25 de Abril desse longinquo ano de 1974 ? Mudou a essência deste povo ? Passámos a ter consciência social, a cumprir as leis, a ser gente educada ?
Ah, sim, a liberdade ! Pois, a liberdade. A liberdade é boa para para aqueles que podem e sabem poderem falar. E escrever. E ganhar dinheiro com isso. A liberdade também é boa para se conseguirem bons cargos na coisa pública, nas dezenas de institutos, na burocracia da Europa, sei lá eu. E até serve, essa mesma liberdade, para se pedir contenção salarial ao zé povinho sem que caia o carmo e a trindade, afinal quem nos pede isso são aqueles em quem votámos, pá ! Ou pelo menos temos que ter respeito por eles, sempre foram eleitos, caramba.
Bem, claro, tens que ver os números, óh meu ! Em 1970 existiam menos de 50 mil licenciados e agora são mais de 600 mil !! Então, que dizes a isto ? A democratização do ensino superior, hoje toda a malta pode ser advogado e médico e economista e ....
Pois.
Só que continuo a não perceber o que é que essa malta toda faz no dia a dia. É que melhoras na situação deste cantinho não se vêem ... pelo menos em termos relativos, por exemplo quanto aos espanhóis, aqui tão perto.
Não, já não tenho paciência para este meu país. São os que vão ao rabo aos putos, os que metem a mão na massa alheia, os que são invejosos do vizinho, os que serpenteiam nos meandros do futebol, os que crescem à sombra do partido, os que, mesquinhos, tiram os érres ás revoluções, os que ficam dezenas de anos a tirar dividendos de uma aventura romântica-libertária de uma madrugada em Abril, os que sentem inveja de não serem heróis, os que se julgam talhados para isso mesmo, os que insultam tudo e todos, acabando por ver em Mário Soares o único herói da democracia ( ahhh, o que a idade, o despeito e a raivinha fizeram a Vasco Pulido Valente ! ) e, finalmente, os que, como eu, estão cansados desta patacoada toda e só queriam que se começasse a fazer alguma coisa deste atoleiro ...
Pronto. Dei-vos uma ideia das razões pelas quais já não posso ouvir falar em 25 de Abril ?

Sem comentários:

Enviar um comentário