terça-feira, abril 06, 2004

A INSUSTENTÁVEL ASFIXIA DOS IMPOSTOS

Não há, não pode haver, é impossível.
Nenhum outro país no Mundo pratica tantos impostos aos seus cidadãos, abrangendo tantas circunstâncias das suas vidas. Por vezes, vai-se mesmo ao requinte de nos obrigar a pagar imposto sobre uma verba de um outro imposto, como acontece no caso dos automóveis.
Vejam alguns casos típicos. No imobiliário : paga-se imposto quando se compra a casa ( a antiga SISA ), paga-se todos os anos a ex-autárquica, pagam-se taxas de esgotos, paga-se imposto de mais-valias se a vendermos.
Nos automóveis : pagam-se dois impostos quando se compram ( o IA e o IVA sobre o preço do carro mais o IA !! ), paga-se todos os anos o Imposto de Circulação, paga-se um imposto tremendo em cada litro de combustível que metemos no depósito, pagam-se portagens, estacionamentos, paga-se o IVA nas reparações, paga-se, paga-se ...
Quando alguém falece : paga-se imposto sucessório se houver herança.
Em tudo o que ganharmos, fruto da nossa actividade profissional : paga-se IRS e a uma taxa bem gordinha !
Nos restaurantes, cinemas, casas de fado, discotecas, cafés, bares , eu sei lá : paga-se IVA.
Na compra de todos os bens de consumo, equipamentos, material de construção, livros, etc , pagamos IVA, por vezes à taxa de 19% !
Tem uma casa sua que arrendou a terceiros ? Paga IRS sobre o valor das rendas.
Comprou umas acções que se valorizaram e que depois vendeu ? Não se esqueça do IRS sobre o lucro ...
Enfim, nada escapa ao furor do fisco. Os homens que pensaram estes esquemas não se esqueceram de nada. TUDO está previsto. Nascer, viver e morrer pagam imposto.
Depois de tudo isto, apenas apeteceria colocar uma questãozita. É que, se assim é, se todos devíamos pagar imposto em todos aqueles actos da nossa vida, como é que o orçamento é sempre curto, do lado das receitas ?? Como é que falta sempre dinheiro ???
Hummmm, parece-me bem que andam por aí uns gajos que não pagam, ai andam, andam ...

Sem comentários:

Enviar um comentário